Gramado começa a vacinação de idosos com mais de 85 anos na sexta-feira

29
Publicidade

Seguindo orientação da Secretaria de Saúde do Estado (SES), por meio da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde de Caxias do Sul, Gramado começará a vacinar os idosos com 85 anos ou mais a partir de sexta-feira (12). De acordo com dados da Secretaria de Saúde, o município possui 906 pessoas com mais de 85 anos, porém existem somente 390 doses da CoronaVac, recebidas nesta segunda-feira (08).

O Centro de Operações de Emergência (COE) Gramado definiu que a vacinação contra o coronavírus (Covid-19) ocorrerá através do sistema drive-thru. Ao todo, a Secretaria de Saúde disponibilizará 11 profissionais que serão responsáveis pelo controle de idosos, preenchimento de cadastro com avaliação das condições clínicas para a imunização e o fornecimento de cartão de vacinação e, por fim, a aplicação da dose. 

Publicidade

A vacinação ocorrerá em dois momentos, às 8h30 na Vila Olímpica, onde serão ofertadas 150 doses e após as 13h30 no Expogramado com a aplicação de 225 doses. De acordo com o secretário de Saúde, Jeferson Moschen, 15 doses da vacina serão guardadas para idosos que possuem 85 anos ou mais e estão acamados. Nestes casos a Secretaria de Saúde fará a aplicação da vacina na residência do idoso. 

Publicidade

Para receber a vacina, o idoso deverá, presencialmente, apresentar o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) de Gramado, documento com foto e o CPF. O reforço da CoronaVac é aplicado 28 dias após a primeira dose. “Não haverá cadastramento online para este público. O cadastramento será feito no local pelos profissionais da saúde e as doses serão oferecidas por ordem de chegada”, explica o secretário. Novas datas serão divulgadas com o recebimento de novas doses da vacina.

Publicidade