Frio extremo e geada forte e severa na região

122
Geada e muito frio - Foto: Alexandre Cruz/JD
Publicidade

A MetSul Meteorologia adverte que a madrugada e o amanhecer desta quarta-feira terão frio extremo no Rio Grande do Sul com a grande maioria das cidades gaúchas registrando suas menores marcas de 2020 com mínimas perto de 0ºC ou abaixo de zero. 

Mesmo sol e céu claro, a temperatura máxima nesta terça-feira não superou 12°C no aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre, marca muito baixa com tempo aberto. Em Gramado, igualmente com sol, a temperatura alcançou apenas 9°C. Mesma máxima foi observada em Tainhas, em São Francisco de Paula, e no Parque do Caracol, em Canela. 

O ano ainda reserva noites geladas, mas será preciso uma massa de ar polar muito potente para bater as mínimas que são esperadas nesta quarta-feira. Por isso, talvez não haja amanhecer mais frio no restante do inverno que o projetado para esta quarta.

Publicidade

As áreas de baixada dos Aparados da Serra podem ter mínimas de -6ºC a -8ºC. Na Serra Gaúcha, baixadas devem ter -4°C a -6°C. Pontos mais altos, em cumes, terão -2°C a 0°C. 

No Centro do Estado, Santa Maria deve ter entre -1°C e 1°C, porém em zonas rurais pode fazer até -2°C a -4°C em baixadas no Centro gaúcho. No Planalto Médio, mínimas generalizadas de -2°C a -1°C, mas com -4°C a -6°C em baixadas. No Noroeste são previstas mínimas de -5°C a -3°C baixadas e de -2°C a 0°C na maioria dos pontos. 

Na Campanha e no Sul, mínimas de -2°C a 0°C na maioria dos locais, entretanto com marcas de -2°C a -5°C em baixadas, sobretudo da região de Livramento e da Serra do Sudeste. Na área de Pelotas, mínimas de -1°C a 0°C na maior parte da zona urbana. 

No Planalto Sul Catarinense, mínimas de -7°C a -9°C em baixadas, mas em um ponto ou outro, especialmente na região de Bom Jardim da Serra, pode fazer até menos. 

Com isso, a menor marca do ano no Estado até agora de São José dos Ausentes de -6,8ºC em 3 de junho pode ser batida. No mesmo dia fez -9ºC em Bom Jardim da Serra, no Planalto Sul Catarinense. 

As mínimas em Porto Alegre devem ficar entre -1ºC e 1ºC nos bairros mais frios das zonas Sul, Leste e Norte da Capital, entre 0°C e 2°C na maior parte da cidade e entre 3ºC e 4ºC no Centro. 

A  MetSul adverte que a geada será generalizada no Rio Grande do Sul, devendo ser forte na maioria dos municípios e severa em alguns. Deve gear na maior parte dos bairros de Porto Alegre e até em alguns mais centrais, o que não é comum. Na área metropolitana, geada será generalizada e forte em diversos pontos. Deve gear até em balneários do Litoral Norte e não se afasta geada até sobre superfícies na beira da praia, o que é muito pouco frequente. 

A geada vai ser tão forte que é provável que persista até o meio da manhã em muitos locais. Na Serra, em locais de sombra protegidos pela vegetação, haverá gelo visível até durante a tarde. O mapa abaixo mostra a projeção de geada para amanhã ao amanhecer do modelo WRF. 

As condições de frio extremo previstas para as próximas horas representam risco à vida humana para pessoas desabrigadas em condição de vulnerabilidade social com possibilidade de hipotermia, especialmente em moradores de rua. Será uma adversidade a mais para milhares de gaúchos ainda fora de casa devido às enchentes. 

O frio extremo não vai persistir. A despeito de ainda fazer frio na madrugada de quinta, o ingresso de ar mais quente elevará as mínimas e trará instabilidade com chuva em diversas regiões no decorrer do dia. Na sequência, os gaúchos terão muito calor no fim de semana e no começo da próxima semana. 

Fonte:  MetSul