Executivo recebe indicação sugerindo a presença de doulas durante trabalhos de parto e pós-parto

0
35
Publicidade


O secretário de Governança, Planejamento e Gestão, Marcelo Savi, recebeu em seu gabinete na tarde de ontem (27) a visita do vereador Felipe Caputo (PSDB) que estava acompanhado pela doula Eluíse Araújo.

Na pauta da reunião estava a entrega de um Projeto de Lei de Indicação que “Dispõe sobre a presença de doulas nos estabelecimentos hospitalares durante o período de trabalho de parto e pós-parto imediato”. Na justificativa do PL é destacado que ‘a presença de doulas têm demonstrado que o parto evolui com mais tranquilidade e rapidez e com menos dor e complicações, tanto maternas como fetais, tornando-se uma experiência gratificante e fortalecedora da vinculação entre mãe e bebê”.

Publicidade

O secretário Marcelo Savi destacou que a iniciativa é extremamente positiva e que vai apresentar a indicação para a Secretaria de Saúde. “É uma forma de humanizar ainda mais este momento que é especial na vida todos nós. A mulher se sente mais amparada ao mesmo tempo que conta com todos os cuidados médicos necessários”, avalia Marcelo. O vereador Felipe Caputo agradeceu a atenção e também demonstrou ser um entusiasta da medida. “Além dos benefícios no momento do parto, há evidências de que a doula ajuda no pós-parto a reduzir os índices de depressão materna, pois prepara a mulher para o puérpero, proporcionando apoio significativo no estabelecimento da amamentação”, argumenta Caputo.

Foto: Rafael Zimmermann

Publicidade