14.6 C
Canela
sexta-feira, abril 19, 2024
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
InícioSaúdeEstratégia Saúde da Família registrou mais de 29 mil atendimentos em 2019

Estratégia Saúde da Família registrou mais de 29 mil atendimentos em 2019

Publicidade

A Secretaria Municipal de Saúde de Canela, há algumas semanas, divulgou que foram 89.015 os atendimentos médicos em 2019, distribuídos entre as seis unidades básicas de saúde, o Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS), o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) e a APAE, além dos realizados pelo programa Médico no Interior, concentrado nas comunidades de Morro Calçado, Linha Chapadão e Linha São Paulo.

Os pouco mais de 89 mil atendimentos referem-se às especialidades oferecidas pela rede pública de saúde à população. Os números são liderados com folga pelos serviços relacionados ao programa Estratégia Saúde da Família (ESF), do Ministério da Saúde, posto em ação pelo Município. Foram 29.725 atendimentos no ano passado, de acordo com levantamento do setor de Vigilância Epidemiológica da pasta municipal.

Em Canela, seis equipes prestam os atendimentos – duas nos bairros Canelinha e Santa Marta, e uma nos bairros São Luiz e Leodoro de Azevedo. Médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e agentes de saúde integram os grupos de trabalho cuja ação é focada junto aos pacientes em visitas domiciliares.

O grupo vinculado à UBS do bairro Canelinha, por exemplo, percorre também os bairros Distrito Industrial, São Rafael e São Lucas. Segundo a agente de saúde Débora Santos, os pacientes recebem dicas de como se cuidar melhor, há verificação de pressão arterial e toda a assistência necessária. Além disso, os agentes encaminham a situação dos pacientes aos médicos.

“Os números de atendimento são maiores em relação a outras especialidades porque são acompanhamentos regulares. As visitas ocorrem pelo menos uma vez por mês, mas há casos em que pacientes são visitados duas vezes. Nisso está o mérito de todas as equipes do ESF”, diz o secretário de Saúde Vilmar Santos.

ESPECIALIDADES MÉDICAS OFERECIDAS PELA SECRETARIA DE SAÚDE

DE CANELA – NÚMERO DE ATENDIMENTOS EM 2019

Publicidade

ESPECIALIDADES 2019

Publicidade

Médicos ESF 29.725

Gineco-obstetrícia. 10.564

Pediatria. 10.006

Ortopedia 2.338

Dermatologia. 1.194

Clínica-geral. 17.715

Cardiologia. 4.122

Psiquiatria. 5.702

Pneumologia. 1.309

Oftalmologia 933

Vascular. 1.395

Urologia. 1.532

Neurologia. 845

Otorrinolaringologia. 1.570

Gastroenterologia 65

Foto: Márcio Cavalli

Publicidade


Artigos Relacionados
Leia também
GRAMADO - A Polícia Civil prendeu na tarde desta sexta-feira (19/04), no bairro Pristrop, a dupla que praticou um roubo de veículo no dia 06/04/2024, mediante o emprego de arma de fogo. Na ocasião a dupla havia pedido uma...
📍 Coluna esportiva com opinião do jornalista Alexandre Cruz.📌 Assuntos da semana são Novo Ginasio Esportivo de Canela e Dupla Gre-Nal no Brasileirão.👉 A Coluna tem como apoiadores:CANELA MATERIAIS DE CONSTRUÇÃORODRIGO RECH MÓVEIS E DECORAÇÕES...
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.