GRAMADO | Duas vítimas do acidente aéreo ocorrido na manhã deste domingo (22/12), as quais estavam em terra, foram transferidas para Porto Alegre. Em um trabalho conjunto entre o Departamento de Regulação Estadual (DRE) da Secretaria Estadual da Saúde e a Central de Regulação de Urgências de Caxias do Sul, as pacientes Valdete Maristela Santos da Silva, 52 anos, e Lizabel de Moura Pereira, 56, foram transferidas para hospitais de Porto Alegre, por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Ambas sofreram queimaduras pelo corpo, devido ao impacto da aeronave que caiu na Av. dasHortênsias. Elas trabalhavam na Pousada Florata, atingida pelo avião.
Valdete foi encaminhada para a UTI do Hospital Cristo Redentor, e Lizabel para a UTI do HPS, que são referências na área de queimados. Foi montada uma equipe de suporte avançado de Caxias do Sul, composta por médicos e enfermeiros. As pacientes chegaram estáveis em Porto Alegre, às 17h15.
Para a diretora do Departamento de Regulação Estadual, Suelen Arduin, a integração entre as duas centrais reguladoras — Caxias do Sul e a Central de Regulação do Estado — é fundamental para assegurar o tratamento adequado em instituições que são referência no atendimento a queimados. “Ambas chegaram em segurança e já estão sendo assistidas no HPS e no Cristo Redentor”, ressaltou.
De acordo com o médico e diretor da rede de urgência de Caxias do Sul, Fabio Baldisserotto, a parceria permitiu definir o melhor destino das pacientes mais graves. “Acionamos os meios necessários e conduzimos esses pacientes graves ao melhor atendimento”, destacou.