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Diante da pandemia, volta às aulas ainda não tem data definida em Gramado

Apesar da expectativa e apreensão da comunidade escolar, o retorno das atividades regulares das escolas de ensino infantil, fundamental e médio ainda está indefinido. A Secretaria da Educação de Gramado toma como norte as orientações do Governo Estadual diante da pandemia do novo coronavírus – com o compromisso na segurança e na saúde de toda a comunidade escolar: estudantes, servidores e famílias.

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Neste período de distanciamento, a Secretaria Municipal da Educação trabalha a partir de eixos de atuação: o pedagógico, o acolhimento e o sanitário. “Assim, no eixo sanitário, com o Comitê, por exemplo, conseguimos planejar minuciosamente protocolos de higienização e de convivência, planejando a rotina escolar, analisando os espaços físicos e suas necessidades Tudo isso para que possamos ter tranquilidade e segurança no retorno das atividades presenciais”, confirma a secretária da Educação, Maria Gorete da Silva.

Auxílio

A tomada de decisões se dá, ainda, a partir das ações da Associação dos Municípios de Turismo da Serra (Amserra) e da Coordenadoria Regional de Ensino (CRE) de Caxias do Sul. Gramado também segue os pareceres do Conselho Nacional de Educação, do Conselho Estadual de Educação, e do Conselho Municipal de Educação. O Conselho Municipal de Educação acompanha todas as ações da Secretaria Municipal da Educação.

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Ano não está perdido”

Embora as aulas não ocorram de modo presencial, as ações pedagógicas estão acontecendo. Atividades são encaminhadas aos estudantes para que sejam realizadas em suas residências e posteriormente entregues nas escolas para avaliação pelos docentes. “Muitas famílias estão preocupadas sobre o andamento das aulas. Com razão. Mas o ano não está perdido. O ano civil termina em 31 de dezembro, mas o calendário escolar não tem esse limite. Ou seja, ele pode se estender até ano civil de 2021”, explica a secretária.

Será elaborado um novo calendário que possa atender a continuidade do ano letivo no retorno às aulas presenciais e o cumprimento das 800 horas-aula. Desta forma, deve ser garantida a aprendizagem com qualidade aos estudantes da rede. “O momento é de cuidado da saúde e de fortalecimento dos vínculos: familiares, com escola e pedagógicos”, pontua Maria Gorete da Silva.

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