CANELA | Um grande evento foi realizado no último dia 29 de março, marcando os 75 anos de atividades do Aeroclube de Canela. No entanto, esta semana surgiu a informação de que o Aeroclube corre sério risco de ter que deixar o Aeroporto de Canela e por consequência encerrar suas atividades. O fato se deve a questões impostas pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero ), que assumiu o Aeroporto desde setembro do ano passado. Desde então a empresa cobra aluguel dos espaços ocupados pela diretoria do Aeroclube e alega que os mesmos não estão sendo pagos e agora solicita a desocupação dos locais. A Infraero alega ainda ter realizado tratativas para a solução do impasse.
O Aeroclube ocupa uma área 2.025 metros quadrados que engloba sua sede, hangar e posto de combustiveis. O aluguél cobrado pela Infraero referente a estes espaços é de R$ 18 mil mensais. Como o clube não tem fins lucrativos e atua basicamente na formação de pilotos e não tem como pagar o aluguel estipulado. No entanto a diretoria alega que tentou diversas vezes uma negociação com a Infraero.
O presidente do Aeroclube de Canela, Marcelo Mallmann Sulzbach, destaca que, por diversas vezes tentou resolver a questão junto a Infraero, mas em nenhum momento foram atendidas. “O Aeroclube de Canela fez diversas propostas para tentar acertar, mas eles [Infraero] ignoram as tratativas”, destacou o presidente. Marcelo lembra ainda que o hangar que utilizam e que a Infraero quer cobrar aluguel, foi construído pelo próprio Aeroclube de Canela.
Nesta semana a Infraero enviou comunicado ao Aeroclube informando que iniciaram as tratativas para o processo de desocupação das áreas, com vistas à posterior disponibilização ao mercado. O comunicado informa ainda que, devido à situação de inadimplência do Aeroclube junto a Infraero, não poderão sequer participar do processo licitatório a ser iniciado no Aeroporto.
Papel do Aeroclube nas enchentes de maio
O Aeroclube de Canela teve um papel muito importante no período em que o Estado foi atingido pelas enchentes. Na época toda a equipe do Aeroclube se mobilizou para receber aeronaves que vinham de várias partes do Brasil, trazendo mantimentos para serem distribuídos aos atingidos pelas enchentes. “Fizemos uma operação de grande magnitude, o Aeroclube foi um hub de recebimento e distribuição de doações de alimentos, medicamentos, entre outros. Isso foi visto e foi um dos motivos pelos quais tentaram investir e melhorar o Aeroporto e para isso chamaram a Infraero, a qual fez uma reforma na pista e melhorou o local. Então o Aeroclube fez uma missão louvável e a recompensa agora será fechar as portas”, lamenta Marcelo.
Em sua página oficial do Facebook, o Aeroclube de Canela divulgou a seguinte nota.
Aeroclube de Canela
Escola de Aviação Civil
NOTA OFICIAL – AEROCLUBE DE CANELA
A Infraero notificou ○ Aeroclube de Canela para desocupação
imediata da área que ocupamos e mantemos há mais de 30 anos.
Fomos nós que mantivemos ○ aeroporto vivo.
Fomos nós que formamos gerações de pilotos.
Fomos nós que levamos ajuda aérea durante a enchente de 2024
E agora, querem nos tirar à força de Canela.
Informamos que estamos tomando todas as medidas judiciais
cabíveis para garantir a continuidade de nossas atividades. E mais
do que isso: iniciamos uma mobilização pública ampla.
Não aceitaremos ser apagados.
○ Aeroclube é da comunidade. É da aviação, da história.
Quem fez Canela voar, não vai sair calado.
#FicaAeroclube
Canela, 5 de abril de 2025
DIRETORIA – AEROCLUBE DE CANELA