GRAMADO | Superação, persistência, arte e cultura. Estes elementos foram levados ao concurso de prendas e peões do CTG Manotaço, no sábado passado, dia 19. A Ciranda Cultural de Prendas e Entrevero Cultural de Peões na fase local é a primeira etapa para quem busca desenvolver o espírito de liderança e ampliar conhecimentos sobre as tradições gaúchas.
Treze jovens, em várias categorias, se colocaram à prova para representar a juventude tradicionalista gramadense e carregar na faixa de prenda e o crachá de peão o nome do CTG Manotaço como líderes. Estes jovens enfrentaram uma prova escrita com abordagens de história, geografia, cultura e tradição, desempenharam uma pesquisa com mostra folclórica sobre benzeduras, dançaram, cantaram e declamaram.
Os peões também foram submetidos a mostrar conhecimentos teóricos e práticos da lida campeira como encilha, prova de rédeas, laço em vaca parada e chimarrão. “Nossa cidade tem se destacado nos últimos anos graças ao trabalho feito dentro do CTG. Estes jovens serão geradores de exemplo e inspiração para outros jovens e estarão envolvidos pela diretoria em atividades que visam levar a cultura gaúcha para outras pessoas. Eles também estarão à frente de iniciativas sociais de ajuda ao próximo”, enfatizou a diretora cultural do CTG, Daniela Dutra.
Prendas e Peões do CTG Manotaço
Gestão 2025/2026
Piá Mascote
Theodoro dos Santos da Silva
Bonequinha de Galpão
Aurora Ecker Haack
Emanuelle dos Santos da Silva
1ª Prenda Mirim – Martina Arend Clement
1º Piá Farroupilha – Eduardo Port Boschetti
1ª Prenda Juvenil – Larissa Mangold Tegner
2ª Prenda Juvenil – Sofia Medeiros Miranda
3ª Prenda Juvenil – Eduarda Augsten Tegner
1º Guri Farroupilha – Vinicius Strey Dussarrat
2º Guri Farroupilha – Murilo Pereira Vanin
1ª Prenda Adulta – Martina Cardoso Araújo
2ª Prenda Adulta – Raphaela Tavares Costa
1º Peão Farroupilha – Iuri Noel Maciel