O COE – Centro de Operações de Emergência de Canela recebeu nesta quinta-feira (25) a confirmação de um novo óbito de residente do município devido a complicações ocasionadas pelo coronavírus. O 72º óbito ocorreu hoje, no HCC, envolvendo uma paciente de 93 anos, com comorbidade. O óbito não está relacionado ao surto que atingiu o Oásis Santa Ângela.
Entre ontem (24) e hoje (25) foram recuperados mais 95 pacientes, totalizando 3.840 pessoas recuperadas. Nas últimas 24 horas 83 exames testaram positivo. Com isso Canela possui 174 casos ativos (infectados no momento) e registra 4.086 casos confirmados desde o início da pandemia.
Ao todo, atualmente, 53 pacientes de Canela estão hospitalizados, sendo que 29 tiveram diagnóstico positivo para o coronavírus e 24 ainda aguardam os resultados dos exames. Deste total 47 pacientes estão no Hospital de Caridade de Canela (HCC): nove positivos e um suspeito na UTI; além de nove positivos e 13 suspeitos na Enfermaria. Quinze pacientes estão em observação nos leitos clínicos da Tenda do HCC: seis confirmados e nove suspeitos.
Pela primeira vez em oito dias, o boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura de Gramado, por meio do Centro de Operações de Emergência (COE) e Vigilância em Saúde, aponta a redução no número de novos casos do coronavírus (Covid-19). Nesta quinta-feira (25), o Gabinete de Crise registrou 41 novos casos e 72 recuperados da doença. Somente nos últimos dias, foram realizados em Gramado 1.694 exames, destes 400 são considerados suspeitos pelo Sistema Único de Saúde e o município possui 313 gramadenses em tratamento.
Desde o início da pandemia do novo coronavírus, o sistema público e privado realizaram 28.430 testes, sendo 5.746 confirmados com 5.372 recuperados. Segundo o COE, 36 gramadenses estão internados no Hospital Arcanjo São Miguel, sendo 19 na Unidade de Terapia Intensiva (UTI-Covid-19), 16 com diagnóstico positivo para a doença. Já na enfermaria especializada estão 17 pacientes, 13 com confirmação para a Covid-19. A Casa de Saúde registra ainda a internação de 7 pacientes não residentes, 5 na UTI e dois na enfermaria.