CANELA/GRAMADO | A Corsan está investindo cerca de R$ 200 milhões em ampliação dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário em Canela e Gramado. As obras incluem a duplicação da capacidade de produção, tratamento e distribuição de água, além da expansão da rede de esgoto.
No setor de abastecimento, os projetos abrangem melhorias na captação de água no Rio Santa Cruz, em São Francisco de Paula, ampliação da Estação de Tratamento (ETA) 2, instalação de uma nova adutora e construção de um reservatório com capacidade para 1,5 milhão de litros. O início das operações é previsto para até o final deste ano.
Na área de captação de água no Rio Santa Cruz para tratamento – conhecida como Poço da Faca -, está em construção um poço de bombeamento com bombas anfíbias, que podem operar tanto submersas como fora d’água. Já na Estação de Tratamento 2, localizada no Distrito Industrial de Canela, a Corsan realiza a duplicação do sistema, o que permitirá dobrar a capacidade de tratamento para atender Gramado e Canela.
Adutora de grande porte
Para garantir maior eficiência na distribuição de água à população, estão sendo implantados 14 quilômetros de tubulação de grande porte, com diâmetros de 500 e 600 milímetros, ligando a ETA 2 à ExpoGramado, no bairro Floresta, em Gramado. No ponto final da adutora, será erguido um novo reservatório em aço carbono, também com capacidade para 1,5 milhão de litros.
Nesta semana, o gerente regional de relações institucionais da Corsan na Região Nordeste, Lutero Cassol, recebeu o prefeito de Gramado, Nestor Tissot, e o secretário de Meio Ambiente de Canela, Carlos José Frozi, para uma visita técnica às obras do sistema de abastecimento de água. “O plano de ação firmado com os prefeitos e a comunidade está sendo executado conforme o cronograma e deve ser concluído até o fim do ano. Durante a visita, detalhamos os avanços e esclarecemos dúvidas sobre os projetos em andamento”, afirma Cassol.
Já as obras de expansão do esgotamento sanitário ocorrem no bairro Floresta, em Gramado, e na região da Bacia Canelinha, em Canela. Na área da Bacia Canelinha, estão sendo implantados em torno de 41 quilômetros de redes coletoras de esgoto, com estimativa de entrega para dezembro de 2026. No bairro Floresta, deverão ser entregues, no primeiro semestre de 2027, 18 quilômetros de redes coletoras.