No último sábado (24) aconteceu a 2ª Corrida Movimenta Gramado Pela Inclusão. O evento marcou o encerramento da Semana da Pessoa com Deficiência, realizada pela Prefeitura de Gramado por meio da Secretaria da Educação e contou com o apoio da Secretaria de Esportes e Lazer, Secretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae Gramado) e do Projeto Somos um Só, de Novo Hamburgo, que disponibilizou as bicicletas adaptadas para a corrida.
Cada pessoa com deficiência foi conduzida em um triciclo adaptado conduzido por uma dupla composta por corredores voluntários ou familiares. O percurso teve mais de 3 quilômetros, saiu da Rua Pedro Benetti (ao lado da Igreja São Pedro), seguiu pela Avenida Borges de Medeiros até o Corpo de Bombeiros, passou pela Rua Salgado Filho, Rua Garibaldi, Avenida das Hortênsias, novamente a Avenida Borges e finalizou na Rua Pedro Benetti.
O evento teve como um dos objetivos estimular a prática de atividade física para as pessoas com algum tipo de deficiência. “A inclusão não se faz apenas com grandes atos, mas com pequenas atitudes”, destacou a secretária da Educação, Simone Tomazelli, antes da largada da corrida.
O vice-prefeito Luia Barbacovi também acompanhou a largada e lembrou o significado do tema da Semana da Pessoa com Deficiência deste ano, que é De Todos Para Todos. “Uma comunidade é feita por muitas pessoas e todos formamos um grande grupo unido e fortalecido por uma sociedade melhor”, disse.