Durante uma coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira (28), através de videoconferência, o prefeito Constantino Orsolin e seus secretários falaram sobre ações do Governo Municipal. O chefe do Executivo iniciou a coletiva falando sobre a questão envolvendo o ex-secretário Luciano Melo (MDB), o qual denunciou o PDT de conspirar contra a gestão de Orsolin. O prefeito destacou que o fato ocorreu na Câmara de Vereadores e que não interfere na casa legislativa que é um órgão soberano e independente do Executivo. No entanto, lamentou está troca de acusações, mas destaca que seguirão os trabalhos visando o melhor para o povo de Canela.
Constantino seguiu destacando que o foco hoje é a saúde e o combate ao coronavírus. Comentou sobre os investimentos que estão sendo feitos para atender a população, como manter o Postão aberto aos finais de semana com médico para atender a comunidade, além de uma tenda para atender 24 horas, junto ao hospital. O prefeito salientou também que o salário dos servidores municipais do mês de abril já está garantido e deve ser pago esta semana.
Barreiras sanitárias
O secretário de Saúde, Vilmar Santos, falou sobre a realização de Barreiras Sanitárias que estão previstas para serem realizadas no município. Segundo ele, para que as mesmas ocorram em pontos da cidade, estão aguardando a chegada de máscaras que foram compradas e serão distribuídas, haverá ainda verificação de temperatura. Caso seja necessário, serão encaminhados para atendimento. Consultas e cirurgias eletivas estão sendo liberadas novamente, segundo o secretário, pois estavam suspensas desde o início da pandemia.
Sobre o uso de máscaras, Constantino salientou que vai sugerir na Amserra para que seja obrigatório o uso no transporte coletivo, táxi e Uber e dentro dos estabelecimentos comerciais. Caso o cliente não esteja usando, Constantino sugere que o proprietário entregue uma máscara descartável.
Perdas pela estiagem
O secretário de Obras Luiz Cláudio falou sobre a estiagem que está afetando o município. Foi feito um decreto de emergência. Um caminhão pipa está distribuindo água em diversas localidades, principalmente na zona rural. Como a demanda está muito grande, estão vendo a necessidade de buscar um segundo caminhão para este trabalho. Estão buscando recursos para perfuração de postos artesianos no interior.
Liberação de Hotéis e Parques
O Secretário de Turismo Ângelo Sanches falou sobre a tendência de reabertura de hotéis e Parques privados. Hotéis deverão abrir com menos leitos e os parque com limites de visitantes isto deve ocorrer já no próximo mês nas cidades da região. Medidas estas que vem do Sindetur e Abrasel. O secretário destacou que não está sendo realizado venda de pacotes e o fluxo de visitantes deve ser muito pequeno.