CANELA | Em nota divulgada através de suas redes sociais, o Conselho Municipal de Políticas Culturais de Canela manifestou descontentamento com a forma como a Prefeitura Municipal vem conduzindo alguns dos eventos culturais. A nota divulgada crítica o adiamento do Festival de Bonecos para abril do ano que vem e também lamenta a mudança de data da realização da Feira do Livro.
Ainda na nota divulgada, lamentam a falta de diálogo com os artistas, produtores culturais e com o conselho. “A ausência de planejamento e de comunicação institucional enfraquece as relações entre gestão pública e setor cultural, desvaloriza o trabalho dos profissionais da cultura e compromete a credibilidade dos eventos realizados no município”, diz a nota.
A nota finaliza convocando toda a classe artística, vereadores, prefeito e representantes da administração municipal para uma reunião a ser realizada no dia 25 de setembro. O objetivo da reunião será discutir coletivamente os rumos da política cultural de Canela.
Confira a nota na íntegra:
NOTA PÚBLICA
O Conselho Municipal de Políticas Culturais de Canela, no exercício de suas atribuições legais e em respeito à comunidade cultural do município, vem a público manifestar seu profundo descontentamento com a forma como a Prefeitura Municipal de Canela tem conduzido alguns dos eventos culturais da cidade.
Na última semana, fomos surpreendidos com a informação, obtida por meio de terceiros, de que o Festival Internacional de Teatro de Bonecos teria sua próxima edição adiada para abril de 2026. Tal decisão contraria o calendário oficial de eventos de 2025, lançado pela própria Prefeitura no início do ano. Até o meio dia de hoje, não havia qualquer comunicado oficial sobre o cancelamento da edição prevista para 2025, tampouco diálogo com os artistas, produtores culturais ou este Conselho.
A situação agravou-se ontem com o anúncio de nova mudança na data da Feira do Livro de Canela, inicialmente marcada para o período de 20 a 28 de junho de 2025. Após já ter sido adiada para coincidir com os Festejos Farroupilhas e mesmo com convites já enviados e programação divulgada, apenas 3 dias antes de seu início, a Feira foi novamente remarcada, desta vez para o período de 05 a 14 de dezembro de 2025, integrando a programação do evento Sonho de Natal.
Essas decisões, tomadas de forma unilateral, sem diálogo ou transparência, representam um grave desrespeito à classe artística, aos fazedores de cultura e à comunidade que constrói e prestigia a vida cultural de Canela.
A ausência de planejamento e de comunicação institucional enfraquece as relações entre gestão pública e setor cultural, desvaloriza o trabalho dos profissionais da cultura e compromete a credibilidade dos eventos realizados no município.
O Conselho reafirma que a cultura é um direito constitucional e deve ser tratada com seriedade, planejamento e respeito. Mudanças dessa magnitude exigem responsabilidade e diálogo com os envolvidos, especialmente quando o calendário cultural já havia sido amplamente divulgado pela atual gestão em evento oficial realizado em fevereiro de 2025.
Diante desse cenário, o Conselho Municipal de Políticas Culturais convoca toda a classe artística, produtores culturais, entusiastas da cultura e quaisquer membros da sociedade civil. Também convocamos o prefeito, representantes da administração pública e vereadores para uma Reunião Ampliada, a ser realizada no dia 25 de setembro de 2025, com local e horário a serem divulgados em breve.
Este será um momento fundamental para discutirmos coletivamente os rumos da política cultural do município e cobrarmos da administração pública uma posição clara e responsável diante da forma como os processos culturais vêm sendo conduzidos em Canela.
Conselho Municipal de Políticas Culturais de Canela Canela, 10 de setembro de 2025