CANELA | A Câmara de Vereadores de Canela aceitou uma denúncia feita contra o vereador Joãozinho Silveira (MDB) por conduta vexatória e quebra de decoro parlamentar. A denúncia feita por um munícipe, foi protocolada na casa legislativa e aprovada em sessão realizada na noite de segunda-feira (07). Na ocasião também foram sorteados os três integrantes da Comissão Processante que vão analisar o caso. Foram sorteados os vereadores Rodrigo Rodrigues ( PDT) que será relator, Lucas Dias (PSDB), como presidente e Nene Abreu (MDB).
A partir de agora os integrantes da comissão terão 180 dias para avaliar a denúncia e as provas e forem apresentadas. O vereador Joãozinho Silveira também terá garantido o seu direito à ampla defesa durante o processo. Cabe destacar que será avaliado a conduta do vereador quanto a quebra de decoro parlamentar. O processo com relação à esfera criminal ficará a cargo do Poder Judiciário.
Ao fim do prazo, será elaborado um relatório com a conclusão da investigação, que será submetido à votação em plenário. Para a cassação do mandato, são necessários pelo menos oito votos favoráveis.
Joãozinho foi preso no dia 25 de março, por suspeita de desvio de materiais de construção que deveriam ter chegado à população carente. O crime teria ocorrido no ano passado, quando ele atuava na Secretaria de Assistência Social. Nesta semana a Polícia Civil finalizou o inquérito tendo indiciado o vereador pelos crimes de peculato, falsidade ideológica e receptação. No momento o vereador encontra-se recolhido ao sistema prisional.
Vereador Alberi Dias
Na mesma sessão foi votado o pedido de afastamento do vereador Joãozinho Silveira, por questões pessoais. Com isso, o vereador Alberi Dias vai ocupar a sua vaga na casa legislativa.