Em parceria com o Sistema Único de Saúde, instituição reforça missão de oferecer serviços de qualidade à comunidade, com investimento de mais de R$ 7 milhões.
REGIÃO | O Círculo Saúde reafirma seu compromisso com a comunidade por meio de programas e serviços voltados à assistência de saúde da população. Por meio de parcerias com as Secretarias Municipais de Saúde de Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha e Bom Jesus, a instituição viabiliza atendimentos gratuitos junto ao Centro de Assistência à Saúde, beneficiando pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) desses municípios.
Esse Centro reúne programas e serviços como Ambulatórios de Especialidades, atendendo pacientes das áreas de Cardiologia, Cirurgia Vascular, Odontologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia e Urologia, além do serviço de Psicoterapia, com objetivos de qualificar essa atenção para especialidades na rede pública, reduzindo tempo de espera ao olhar e tratar de forma sistêmica o paciente, atuando em sua limitação funcional. Ao todo, foram realizadas 3.677 consultas nessas especialidades em 2024.
Há também o Centro de Autismo, inaugurado em 2022 e que assiste a 92 crianças de um a oito anos, em grupo, duas vezes por semana, por uma equipe multidisciplinar constituída por profissionais de terapia ocupacional, psicologia, fonoaudiologia, serviço social, neuropediatria e pediatria. O Centro é referência na região quanto ao seu modelo terapêutico diferenciado, com ações simultâneas junto aos pais ou responsáveis pelos pacientes.
Já o Pró-Face – Serviço da Face do Círculo que, desde 2002, atende, por meio de credenciamento realizado junto ao Ministério da Saúde do Governo Federal, pacientes de 49 municípios do Rio Grande do Sul, atuando com uma equipe multidisciplinar com profissionais da cirurgias plástica, pediátrica, otorrinolaringológica e bucomaxilofacial; pediatria; fonoaudiologia; odontologia e psicologia. Com acompanhamento a longo prazo de pacientes de todas as idades, de média e alta complexidade, o Pró-Face realiza semanalmente as cirurgias, sendo reconhecido nacionalmente na reabilitação dos pacientes com fissura labiopalatina. Em 2024, foram 943 pacientes cadastrados no Pró-Face, com 2.136 atendimentos e 79 cirurgias.
De acordo com a Gerente do Centro de Assistência à Saúde, Ivonete Mari Polidoro Pontalti, de janeiro a dezembro de 2024, o total de atendimentos ambulatoriais no ano foi de 17.810 e 430 cirurgias. Também foram realizadas 3.677 consultas em especialidades, 430 cirurgias, 2.486 exames laboratoriais, 5.449 exames de imagem, entre raios-X, ecografias, tomografias, ressonâncias, densitometrias, cateterismo, eletrocardiogramas, colonoscopias e biópsias de mama e próstata, entre outros, 1.216 consultas de odontologia, 1.901 sessões de psicoterapia e 3.081 sessões de fisioterapia.
Ainda, em 2024, o investimento em assistência à saúde somou mais de R$ 7 milhões, apoiando as demandas de atendimentos do SUS. “Desde a origem do Círculo, há 90 anos, acreditamos que cuidar da saúde vai muito além do atendimento médico: é um compromisso com o bem-estar coletivo, uma forma de fortalecer os laços que nos unem como comunidade. Esses programas utilizam os serviços próprios do Círculo, o que permite sempre disponibilizar serviços de qualidade, garantindo excelência em cada atendimento. É nosso dever e uma grande honra manter este legado”, afirma a gerente.