14.8 C
Canela
terça-feira, abril 23, 2024
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
InícioNotíciasCenso do IBGE abrirá 50 vagas de emprego em Canela

Censo do IBGE abrirá 50 vagas de emprego em Canela

Publicidade

A agência do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em Canela realizou na terça-feira (4.12), na Câmara Municipal de Vereadores, reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo 2022 (Repac). O objetivo foi apresentar para lideranças como será o trabalho do Censo Demográfico de 2022 e buscar apoio para a realização dessa que é a pesquisa que apura a realidade de todo o país em números e informações.

Os servidores da agência do instituto no Município, Luís Bento Dalcortivo Junior, José Roberto de Santana Gomes e Ildo José Vivan destacaram que o censo terá início em 1º de junho de 2022, em todo o país, com duração de três meses.
“As informações do Censo 2022 nos ajudam no planejamento da cidade, a pensar políticas públicas na saúde, na educação, na área social, no saneamento básico, nos mais diversos setores. O IBGE tem todo o nosso apoio e peço apoio também aos empresários, à nossa população como um todo, para que atendam o instituto, abram suas portas para o Censo”, ponderou o secretário de Governança Álvaro Grulke.

Publicidade

A princípio, o Censo seria realizado em 2020, mas foi adiado devido à pandemia por Covid-19. Com a perspectiva de retomada plena das atividades no país a partir do próximo ano, o IBGE voltou a planejar a pesquisa populacional. O primeiro censo realizado no Brasil em 1872 e, a partir do segundo, datado de 1990, passou a ocorrer a cada dez anos. O último levantamento do tipo feito pelo instituto foi feito em 2010.
De acordo com o coordenador do órgão federal em Canela, José Roberto de Santana Gomes, os dados do Censo Demográfico 2022 servirão como base para o Fundo de Participação dos Municípios – FPM, que é dividido de acordo com a população residente nos municípios, então, se você receber o Recenseador na sua casa, colabore e realize a entrevista, pois isso contribuirá no repasse de recursos ao município que poderá ser investidos em melhorias. Além disso, as entrevistas serão georreferenciadas, criando uma importante ferramenta para saber a concentração da população em bairros e localidades, o que contribuirá no planejamento do município permitindo, como por exemplo, a melhor escolha de locais para construção de futuras escolas, creches e postos de saúde.

Publicidade

Censo abrirá 50 vagas de emprego em Canela

Para a aplicação do Censo será realizado um processo seletivo para recrutamento de recenseadores, que são os responsáveis por fazer o trabalho da coleta de dados por meio de entrevistas com os moradores.
José Roberto comentou que ainda não foi informada a data de abertura do edital do processo seletivo, que deve ser divulgado pelo IBGE nos próximos meses, entretanto, estima-se que serão oportunizadas 50 vagas de emprego somente em Canela.
O Censo 2022 também já possui um site eletrônico onde toda a sociedade poderá acessar o questionário assim como outras informações.

No link https://censo2022.ibge.gov.br/ é possível acessar os questionários que serão aplicados na pesquisa, assim como outras informações.

Publicidade


Artigos Relacionados
Leia também
GRAMADO - A Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara de Vereadores de Gramado optou por arquivar o Processo 1/2024, com representação de cassação ao mandato do vereador Volnei da Saúde (Progressistas), por quebra de decoro parlamentar.O documento...
CANELA - Na sexta-feira (19/04), o Soldado Cleimar C. de Oliveira, Militar Estadual lotado na Brigada Militar de Canela (1º BPAT), concluiu o curso de patrulhamento rural, realizado na sede do 2° Regimento de Polícia Montada - Brigada Militar,...
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.