11.3 C
Canela
terça-feira, 15 julho, 2025
spot_img
InícioPrefeituraCanela oficializa entrega do Plano Municipal de Segurança Pública ao MP

Canela oficializa entrega do Plano Municipal de Segurança Pública ao MP

spot_img
spot_img

O prefeito Constantino Orsolin e o secretário de Governança, Planejamento e Gestão Luciano Melo oficializaram a entrega do Plano Municipal de Segurança Pública de Canela ao promotor de Justiça Paulo Eduardo de Almeida Vieira, acompanhados pela assessora jurídica Graziele Negruni. O documento já estava com o representante do Ministério Público, que teceu observações sobre o teor durante audiência na tarde de segunda-feira (10).

O plano foi elaborado conforme diretrizes do decreto nº 9.489/2018 – a Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Nacional. Após introduzir dados e perfis sobre Canela, o texto elenca a lista de delitos que mais afetam a população, de acordo com o Mapa Social RS, e finaliza com medidas a serem tomadas ao longo dos próximos anos. “O plano tem a ver com a nossa realidade. É um diagnóstico feito para aquilo a ser enfrentado. Algumas ações já estão acontecendo, e há outras de curto, médio e longo prazo”, explica Melo.

Uma delas será a criação do Conselho Municipal de Segurança Pública, a fim de unir comunidade, entidades e forças policiais em ações conjuntas, além de gerir um fundo específico. No plano também se objetiva a restruturação dos departamentos de Trânsito e de Fiscalização e o videomonitoramento que está em processo licitatório.

Todas as ações – não só as preventivas e ostensivas como as de educação – são focadas na redução geral dos índices de criminalidade e violência. Conforme o secretário de Governança, Planejamento e Gestão Luciano Melo, a proposta é global pelo fato de integrar a instalação de luzes de led e a prevenção às drogas junto a estudantes, com programas da Brigada Militar como o Proerd no combate às drogas.

Para o promotor de Canela, a abrangência do plano é elogiável, pois traz também a preocupação de enfrentar práticas de parcelamento irregular do solo. “Nós sabemos que muitas pessoas são enganadas quando compram lotes, mas esse crime acaba atraindo a Canela outras relacionadas aos outros crimes que estão ocorrendo”, diz Paulo Eduardo de Almeida Vieira.

“A Constituição Federal coloca que a segurança pública é dever do Estado. Porém, com as dificuldades, é evidente que todas as forças da sociedade, nos municípios, devem entrar no jogo. A aprovação do plano pelo promotor é um grande passo”, entende o prefeito Constantino Orsolin.

Foto :Márcio Cavalli

spot_img
spot_img
Publicidade
Publicidade

Artigos Relacionados
Leia também
CANELA | Nesta segunda (14), a doação do Parque do Palácio para Canela foi tema de coletiva de imprensa que reuniu autoridades locais e representantes políticos. Em fala direcionada à imprensa, o Vice Prefeito Gilberto Tegner (Tolão) ressaltou o...
CANELA | O CTG Querência promoveu baile para comemorar os 71 anos da entidade, no último sábado, dia 12, na sede que fica no parque de Rodeios Saiqui, com posse da nova gestão de peões e prendas e do...
spot_imgspot_imgspot_img

Populares

Publicidade

Leia Mais

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidade