GRAMADO | Na quinta-feira (10/10), a Brigada Militar encerrou uma série de palestras em escolas de Gramado. Ao longo da semana foram realizados sete encontros com diversas turmas com dois temas: bullying e violência doméstica. Ao todo foi conversado com 21 turmas de três escolas, ao todo 370 alunos de diferentes anos.
O Sargento Filipi Rocha Rezende e Soldado Jefferson Martins realizaram palestras sobre bullying, na Escola Nossa Senhora de Fátima, na Vila do Sol, no Bairro Várzea Grande. Os encontros aconteceram em três momentos, com turmas entre o 4º e 9º ano, ao todo 10 turmas e aproximadamente 200 alunos. Entre os assuntos tratados estava o significado do bullying, formas e práticas comuns no ambiente escolar, ainda as leis relacionadas e as consequências. Ao final foi aberto espaço para dúvidas e perguntas dos alunos.
Violência Doméstica
A Soldado Mariceles Stocco e a Soldado Daniele de Moraes Gonçalves realizaram palestras em três escolas: Nossa Senhora de Fátima, Gentil Bonato, no Bairro Prinstrop, e Moses Bezzi, Bairro várzea Grande. As duas Policiais Militares conversaram com 11 turmas, do 5º ao 8º ano, em quatro momentos diferentes, para 170 alunos, sobre violência doméstica. A conversa foi referente ao que é violência contra mulher, os fatores de risco e proteção, os sinais e as formas de prevenção, além dos recursos disponíveis para buscar ajuda e apoio para sair da situação de violência. Ainda, foi explicado o que são as medidas protetivas de urgência e o trabalho desenvolvido pela Patrulha Maria da Penha da Brigada Militar na região.