CANELA | “Bonecos Contam Histórias – Jornada do Conhecimento” é um dos projetos que será realizado de março a outubro deste ano pela Cia. Daiene Cliquet com objetivo valorizar a memória de Canela a partir das histórias das pessoas que dão nome às escolas participantes.
O projeto será desenvolvido nas escolas municipais Dante Bertolucci, Severino Travi e João Alfredo e propõe o resgate das trajetórias dessas personalidades por meio da linguagem do teatro de bonecos, com personagens confeccionados pelos próprios alunos durante oficinas realizadas nas instituições de ensino envolvidas, por meio de apresentações, oficinas, palestras e workshops.
Entre as ações previstas está a produção e exibição, nas três escolas participantes, do documentário “Historiando com Bonecos”, que apresenta um recorte da história de Canela utilizando bonecos da Cia. Daiene Cliquet Artes. Além das oficinas e apresentações com foco no resgate histórico, o projeto contará com palestras voltadas a professores e adolescentes, abordando temas relevantes para a sociedade, a cultura gaúcha, além de workshops dedicados à cultura indígena da região, incluindo oficina de artesanato, roda de conversa e contação de histórias. Todas as atividades serão conduzidas por profissionais qualificados nas áreas abordadas.
O projeto também prevê a realização de palestras sobre acessibilidade atitudinal, capacitismo e atendimento ao público com deficiência, com atividades vivenciais que tratam de temas fundamentais tanto para o ambiente escolar quanto para o cotidiano da sociedade.
As ações contemplam diferentes formatos de participação. O documentário e as palestras serão acessíveis a todos os estudantes, respeitando a capacidade dos espaços, enquanto as oficinas de teatro de bonecos e de cultura indígena serão realizadas com grupos selecionados, conforme critérios pedagógicos e técnicos.
“Bonecos Contam Histórias – Jornada do Conhecimento” é um projeto aprovado no Edital de Chamamento Público nº 02/2025, criado e produzido pela Cia. Daiene Cliquet Artes, com apoio do Departamento de Cultura e da Prefeitura Municipal de Canela, por meio de recursos provenientes de emendas da Câmara de Vereadores de Canela.



















