11.3 C
Canela
sexta-feira, abril 19, 2024
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
InícioPolíticaBombeiros recebem Moção de Aplausos

Bombeiros recebem Moção de Aplausos

Publicidade

Foi aprovada na sessão ordinária de ontem (18), a entrega das Moções de Aplausos, aos soldados do Corpo de Bombeiros, Jhonatan de Figueiredo Marques e Allessandro Pereira Righi pelo reconhecimento do trabalho realizado por estes em prol da segurança pública, especialmente por terem arriscado suas próprias vidas para fazer o resgate de Heitor Palhano Dremer, vítima de incêndio em uma residência no município de Gramado.

A proposta da honraria partiu do vereador Professor Daniel (PT). A entrega se dará na sessão solene do dia 22 de novembro, às 19h.

Publicidade

Histórico

Publicidade

Jhonatan de Figueiredo Marques

Nasceu no dia 05 de Julho de 1992 na cidade de Bagé/RS. Filho de Ruimar de Freitas Marques e Marlenir de Figueiredo Marques e é casado com Juliana Gaberlon dos Reis de Figueiredo. Ingressou no Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Sul em 10 de setembro de 2012, após a conclusão do curso de formação escolheu atuar na 2ª Companhia de Bombeiros Militar de Gramado.

Neste período realizou cursos e estágios de capacitação voltados à atividade de bombeiro, como salvamento em altura, atendimento pré-hospitalar, prevenção ao suicídio, combate à incêndio, suporte básico de vida e também o curso de salvamento veicular realizado no município de Bento Gonçalves no ano de 2015.

Após a realização do curso de salvamento veicular se interessou muito pela área, já que atualmente é um dos tipos de ocorrência mais atendidas pelos bombeiros. Posteriormente participou de outros cursos e capacitações na área e veio a se tornar, desde 2015, Instrutor de Salvamento Veicular, já tendo ministrado, junto com outros colegas da Corporação, aproximadamente 18 cursos para mais de 400 bombeiros em diversas cidades e regiões do Estado.

Nestes 7 anos de profissão o soldado já recebeu 06 elogios por parte de seus comandantes pelo desempenho de suas funções além de receber, em março de 2018, o Certificado de Reconhecimento Público pelos relevantes serviços prestados como Instrutor de Salvamento Veicular e, em maio de 2018, recebeu a Comenda do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Sul pelos relevantes serviços prestados à Corporação.

Jhonatan diz que têm por objetivo zelar pelas pessoas, honrando a farda do Corpo de Bombeiros e a todos que confiaram nele desde o início de sua carreira, bem como, atuar da melhor forma possível em prol da sociedade, com o objetivo maior da missão que é ser bombeiro: salvar e proteger vidas!

Allessandro Pereira Righi

Nasceu no dia 11 de Janeiro de 1990 na cidade de Rosário do Sul-RS. Filho de Jorge Luiz Biscaglia Righi e Daniela Pereira Righi. É casado com Angela Cristina Vieira Furlan e pai de Antônia Furlan Righi e Djuly Furlan. Ingressou no Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Sul em 12 de setembro de 2012, após a conclusão do curso de formação escolheu atuar na 2ª Companhia de Bombeiros Militar de Gramado.

Neste período realizou curso e estágios de capacitação voltados a área de bombeiro, como Curso de Prevenção e combate a incêndios, Curso de Salvamento Veicular, Curso de Buscas a Resgate em Estruturada Colapsada, Curso de Salvamento em Altura, entre outros na área de salvamento.

No período de 2013 a 2016 trabalhou na cidade de Gramado, vindo a solicitar, em 2016, transferência para o Corpo de Bombeiros de Canela, por residir próximo a unidade da cidade lindeira.

Allessandro diz que têm por objetivo profissional zelar pelas pessoas, honrando a farda do Corpo de Bombeiros e a todos que confiaram nele desde o início de sua carreira. Ele ressalta ainda que a sua missão é salvar sempre, segundo ele, ser bombeiro não é apenas uma profissão, é uma missão! Allessandro diz sempre levar consigo a ideia de fazer o bem, sem olhar a quem, e dar sempre o seu melhor para garantir que isso seja possível. Nossa vida é essa e como diz o lema do Corpo de Bombeiros: Salvar, Salvar, Sempre Salvar!

Fato

No dia 22 de Outubro de 2019 esses dois bombeiros realizaram o resgate do Jovem Heitor Dremer, que se encontrava no interior de uma casa em chamas no Bairro Piratini em Gramado.

Aproximadamente 30 minutos após o início do combate às chamas a guarnição de bombeiros de Gramado e Canela começou a ouvir gritos de uma senhora a qual chamava pelo nome de Heitor, sendo assim o Soldado Allessandro desceu um muro de aproximadamente 2 metros, local onde realizava o combate às chamas localizado aos fundos de uma lavanderia que fazia divisa com a residência, para chegar até a referida senhora, momento em que esta se identificou como sendo mãe de um jovem que também residia no local e que não havia conseguido sair. Prontamente o Soldado se deslocou para o interior da residência, a qual ainda possuía chamas e muita fumaça densa em seu interior, para realizar a busca pelo jovem. Após encontra-lo avisou aos outros colegas que ali se encontravam que o mesmo ainda tinha pulso e solicitou ajuda para poder fazer o resgate e neste mesmo momento informou que seu Equipamento de Proteção Respiratória estava sem ar e que teria que sair da residência para a troca.

Diante desta situação o Soldado Figueiredo, que encontrava-se nos fundos da lavanderia ajudando no combate às chamas pela parte superior da residência, imediatamente solicitou ao Bombeiro Civil Reginaldo que buscasse outro equipamento para o Soldado Allessandro mas, devido à grande distância onde se encontrava o Auto Bomba-Tanque com os materiais, Figueiredo resolveu ir no mesmo momento ao encontro do Soldado Allessandro para ajudá-lo.

Para chegar até a residência desceu um muro de aproximadamente 2 metros da residência vizinha da lavanderia, deslocou pelo pátio desta residência e então se deparou com uma grade com pontas pontiagudas que fazia a divisa dos lotes que possuía em torno de 2 metros de altura. Após fazer contato com o Soldado Allessandro, através desta grade, viram que eram os únicos que estavam próximos a entrada da residência e que teriam chances de resgatar o jovem ainda com vida. Neste momento o Soldado Allessandro adentrou novamente na casa sinistrada enquanto isso o Soldado Figueiredo retirou seu Equipamento de Proteção Respiratória, que neste momento também já estava sem ar, para conseguir transpor a referida grade que fazia divisa das residências, e também adentrou na residência para ir ao encontro do jovem e ajudar no resgate já que o tempo era crucial para tirá-lo ainda com vida do local. O jovem encontrava-se sentado no banheiro da residência, desacordado com boa parte de seu corpo com queimaduras, mas com sinais vitais e foi então que os dois soldados fizeram a retirada do mesmo para fora da residência e, em local apropriado, solicitaram apoio do SAMU que se encontrava no exterior para prestar o socorro imediato ao jovem e levá-lo ao hospital para atendimento.

Cabe ressaltar a grande dificuldade em localizar e retirar o jovem do interior da residência, visto que havia muita fumaça densa e chamas no local, o que dificultava muito a localização, a visão e a locomoção dos dois soldados com o jovem desacordado para fora da residência em questão.

Mesmo diante de todas as dificuldades encontradas os Soldados Figueiredo e Allessandro não mediram esforços para fazer o resgate deste jovem, demonstrando coragem e audácia no desempenho de suas funções e, mesmo pondo em risco suas próprias vidas, fizeram o possível para preservar e assegurar a vida deste jovem que, mesmo desacordado e com boa parte de seu corpo com queimaduras, demonstrava grandes chances de sobreviver se fosse retirado dali rapidamente como assim os soldados o fizeram.

Publicidade


Artigos Relacionados
Leia também
CANELA - Nos últimos 45 dias, a Brocker Turismo tem liderado uma série de iniciativas comerciais para fomentar o turismo em Gramado e Canela, promovendo a Serra Gaúcha. "Estamos comprometidos em fortalecer ainda mais nossa região como um dos...
CANELA - A Secretaria de Meio Ambiente informa à população que a empresa responsável pelo recolhimento de resíduos verdes, em pequena quantidade, retomou seus serviços de retirada do material das ruas hoje (18.4).É importante salientar que para facilitar o...
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.