O Corpo de Bombeiros de Gramado recebeu na sexta-feira, 18, quatro novos soldados, que farão parte do efetivo de atendimento da corporação gramadense. Na ocasião também foi realizada a despedida do 1º Tenente Augusto, que se despede da corporação após quase 4 décadas de serviços prestados como bombeiro.
Os Bombeiros cumpriram a tradição de receber e de se despedir de colegas bombeiros com o famoso “batismo”. Aos novos soldados, o CBMRS deseja sucesso na jornada que terão pela frente, e que cumpram seu dever para com a comunidade gramadense, prestando serviços exemplares e de qualidade. Ao 1º Tenente Augusto, o CBMRS o cumprimenta, tendo sido uma honra ter uma pessoa com suas características entre o servidores desta corporação. Que sua determinação e serviço abnegado seja exemplo aos demais colegas.
Instrução de salvamento em altura
Ainda na sexta-feira (18) os Bombeiros realizaram instrução de salvamento em altura com o efetivo. Essas instruções tem como objetivo aumentar a eficácia e produtividade dos servidores que atendem a população gramadense. Foi realizada três oficinas para aprimorar os bombeiros gramadenses no atendimento de salvamento em altura. A primeira oficina instruiu sobre procedimentos em casos que o bombeiro necessite se aproximar de pessoa suspensa que necessite ser auxiliada. Essa técnica permite que o socorrista faça a retirada dessa pessoa através de sistema de nós e amarras para local seguro.
A segunda oficina teve o intuito de aprimorar a habilidade do socorrista a agir em caso de defeito ou problemas no próprio equipamento, e dessa forma ter raciocínio e habilidade para encontrar uma solução para continuar com o resgate e manter o local de trabalho seguro tanto para o socorrista quanto para a pessoa a ser resgatada.
O resgate de pessoas em locais de difícil acesso, tais como encostas, barrancos, morros e acostamento de estradas é um dos tipos de ocorrência muito atendida pelo Corpo de Bombeiros Militar de Gramado. Assim, a terceira oficina foi projetada para aprimorar esse tipo de atendimento. Nessa instrução foram usadas técnicas utilizando o equipamento conhecido como “tripé”, além de nós e amarras que auxiliam a retirada da pessoa a ser resgatada para local seguro.