Nesta terça-feira (07/11) a Brigada Militar iniciou a Operação SULMaSSP, desencadeada pela Secretaria de Segurança Pública em conjunto com outros Estados da federação. Esta é uma ação conjunta entre os Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, visando proporcionar cooperação técnica e operacional, contra crimes nas regiões de fronteira, além de ter como objetivo o combate de organizações criminosas e tráfico de drogas e armas nos Estados, bem como manter a preservação da ordem pública.
A integração entre os Estados tem como objetivo primordial estabelecer procedimentos para o planejamento das operações e execução das ações conjuntas contra os crimes de maior incidência na região sul do país que podem refletir em todo Brasil. Esta integração visa ainda o desenvolvimento de ações concretas em conjunto, como policiamento ostensivo/preventivo e compartilhamento de dados de inteligência, no combate aos crimes interestaduais e transnacionais dando enfoque ao tráfico de drogas e armas, descaminho, ilícitos envolvendo veículos e cargas nas divisas do Estado inibindo, dessa forma, o crime organizado que atua em todo o território nacional.
HOMEM É PRESO POR PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO EM CAMBARÁ DO SUL
No 1º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (1º BPAT), as ações são realizadas em todos os municípios da área de ação, com ênfase na divisa entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Por volta das 12 horas, a guarnição da Força Tática, do 1º BPAT, em barreira policial em Cambará do Sul/ RS, divisa com Praia Grande/SC, abordou o veículo Fiat Uno, cor branca. Em revista pessoal foi encontrado com o condutor, de 66 anos, qu possui antecedentes por calunia, ameaça, e outros crimes, um revólver calibre 38, carregado com cinco munições intactas. Na revista veicular foi localizado mais uma munição.
O autor foi preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo.