A Academia Municipal passou a atender os usuários com Auriculoterapia, uma técnica da Medicina Tradicional Chinesa que trata disfunções físicas, emocionais e mentais por meio de estímulos em pontos específicos da orelha, local onde há terminações nervosas correspondentes a determinados órgãos do corpo.
Essa técnica é usada principalmente como auxiliar no alívio de quadros de dor crônica, ansiedade, e uma infinidade de sintomas tanto físicos como emocionais. Faz parte das terapias integrativas e complementares, onde técnicas milenares de cuidado estão sendo adotadas para complementar os tratamentos convencionais. As indicações são embasadas no indivíduo como um todo, considerando-o em seus vários aspectos: físico, psíquico, emocional e social. A figura mostra o pavilhão auricular e os diversos pontos que podem ser tratados nesse método.
Segundo a educadora física Patrícia Liesenfeld, coordenadora da academia municipal, essa é uma das práticas complementares realizada no atendimento aos usuários, encaminhados pelas unidades básicas de saúde.
Foto : André Fernandes