Associações de Municípios participam de reunião com o Secretario Chefe da Casa Civil

0
89
Publicidade

Privatização da Corsan foi tema de reunião virtual na manhã desta quinta-feira (22), conduzida pelo Secretário Chefe da Casa Civil Artur Lemos. Na ocasião Lemos dissertou a respeito da atual situação da Corsan explicando que o caminho é a privatização. Atualmente 314 municípios gaúchos são atendidos pela estatal que gasta cerca de 98% de sua receita com a folha de pagamento aos seus servidores.

Levando em conta o Marco Legal de Saneamento, que tem como principais metas chegar a  99% da população com água potável em casa e 90% da população com coleta e tratamento de esgoto até dezembro de 2033, atualmente, a Corsan, não conseguirá chegar a esses resultados da forma como está trabalhando.

Publicidade

A ideia com a privatização é que a Corsan passe a ser modelo, com serviços realmente eficazes. Nos próximos meses representantes da estatal estarão contando com todos os municípios que atende para debater suas necessidades. O Governo do Estado aguarda aprovação da Assembleia Legislativa para o Projeto de Lei que autorizará a privatização.

O prefeito de Canela e presidente da Associação dos Municípios de Turismo da Serra – Amserra participou da reunião que contou também com a presença virtual de outros prefeitos, deputados e secretário de Estado.

Publicidade