Hoje vou falar de um assunto não muito agradável, mas que fez parte destes longos anos de coberturas esportivas. Me refiro a agressões contra a arbitragem. Vou recordar especificamente um caso, envolvendo uma violenta agressão e cujo autor foi condenado judicialmente. Sempre fui contrário a esse tipo de atitude, por entender que não resolve nada. Mas, é algo que volta e meia fazia parte dos jogos, não apenas contra a arbitragem, mas também entre atletas. Eu mesmo sofri intimidações durante jogos e até tentativa de agressão, mas jamais deixei de realizar o trabalho de levar a informação correta aos leitores.
Pois bem, vamos ao caso. Era para ser mais um jogo valendo vaga, que se realizava no campo do SESI. Como se tratava de uma partida decisiva o clima foi esquentando em campo. Para conter os ânimos vieram os cartões, inicialmente amarelos. Numa falta mais dura, veio o cartão vermelho e um tumulto se iniciou em campo. Neste momento já “saquei” minha câmera e a deixei em prontidão para registrar o momento.
Um dirigente de uma das equipes adentrou em campo e partiu com tudo para cima do árbitro. Já antevendo o que ia acontecer passei a fotografar o lance. Registrei exatamente o momento em que o dirigente acertava um violento soco no árbitro. O golpe foi tão forte que chegou a espalhar dentes do árbitro pelo gramado. O agressor acabou sendo suspenso pela organização do evento. Já as fotos que fiz estamparam as páginas esportivas na edição seguinte.
Dias depois, o árbitro esteve na redação e pediu uma cópia do jornal, alegando que iria processar judicialmente o agressor. A notícia seria apenas mais uma de tantas outras semelhantes envolvendo agressões no meio esportivo. No entanto, anos depois, fiquei sabendo que o árbitro foi até a última instância e o agressor havia sido condenado a pagar uma indenização de quase R$ 60 mil, referente a danos morais e custas com dentista.
Infelizmente algumas vezes nos deparamos com isso no meio esportivo. Já vi pessoas que, fora do campo (quadra) são excelentes, mas que muitas vezes se deixam levar pelo calor do momento, se transformam e acabam tomando atitudes impensadas. Mas, enfim, são fatos que também fazem parte da história do esporte.