A manhã do último domingo (17) foi marcada por emoção e excelência. Ao lado do músico Renato Borghetti, a Orquestra Filarmônica Laje de Pedra fez uma bela homenagem à cultura riograndense e brindou os convidados com uma apresentação especial de seu concerto intitulado Sons do Sul. O espetáculo, que foi um oferecimento do Kempinski Laje de Pedra Hotel & Residences em alusão ao mês farroupilha, contou com diversas canções nativistas dentre elas Milonga para as Missões e o clássico Canto Alegretense.
Figura icônica na música regional, Borghetti brilhou em praticamente todas as principais orquestras sinfônicas do Brasil e trouxe uma riqueza adicional a este encontro impregnado de cultura. O concerto em formato camerata foi conduzido pelo maestro Manfredo Schmiedt. Além disso, contou com a expertise na direção executiva e artística de Allan John Lino e coordenação de Heitor Knorst e Júlio César Wagner. A coordenação de palco foi de Rodrigo Dressler.
As atividades culturais realizadas pelo Kempinski Laje de Pedra estão integradas ao propósito do Instituto Cultural Laje de Pedra, que tem como objetivo expandir os horizontes das manifestações artísticas na Serra Gaúcha.