A comunidade de Canela e Gramado vem sofrendo com a falta de água, principalmente nesta época de final de ano, quando o fluxo de visitantes é muito grande na região. A Corsan alega ter feito investimentos, mas concorda que não estão sendo suficientes para atender a população. empresa credita o problema ao alto consumo de água nos últimos dias.
Moradores de Gramado, principalmente na Várzea Grande e arredores foram os que mais sentiram o problema e chegaram a organizar pequenas manifestações de protesto. Em Canela a comunidade também teve períodos de falta de água. Com o forte calor dos últimos dias todos acabam sofrendo.
Caminhões trazem água de Três Coroas
A Corsan (Companhia Riograndense de Saneamento) está realizando um grande esforço para o atendimento pleno nos picos de consumo e para manter o abastecimento normalizado para milhares de turistas e moradores que lotaram as cidades de Gramado e Canela neste final de ano.
A Companhia produz 35 milhões de litros de água por dia nas estações de tratamento localizadas em Canela, e a distribuição está sendo reforçada com o transporte de um milhão e meio de litros provenientes da Estação de Tratamento de Água de Três Coroas. Os 12 caminhões que fazem o transporte dessa água estão abastecendo reservatórios de hotéis, pousadas e condomínios que solicitam o atendimento.
Neste ano, a Corsan realizou uma série de investimentos, destacando a conclusão de um reservatório de 3 milhões de litros que aumentou em 70% a reservação de água tratada para Gramado; a conclusão de uma adutora de água bruta que aumentou em 21,7% a vazão de água para Gramado. Porém, mesmo com esse aumento significativo, nesse momento de elevado consumo, não está sendo suficiente. Por isso, a empresa solicita que a população evite desperdícios e consuma de forma consciente.
Para 2020, já foram iniciados novos investimentos, tais como a ampliação das instalações da Estação de Tratamento de Água (ETA) 1 e da capacidade de tratamento da ETA 2; o início das obras de novo reservatório em Canela, com previsão de entrada em operação em fevereiro; ampliação da subestação de energia; e das obras da centrífuga para reutilização de água da lavagem de filtros da ETA 2; a substituição e ampliação de mais de 8 km de rede de abastecimento e a instalação de reservatório de 100 mil litros de água no bairro Carazal.
A Corsan está determinada a fazer todos os investimentos para qualificar ainda mais o abastecimento de água e ampliar o tratamento de esgoto na Região, contando para isso com recursos próprios e lançando mão de soluções como as novas PPPs que serão implantadas.