11.3 C
Canela
sábado, abril 20, 2024
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
InícioPrefeituraAlterações do Plano Diretor de Gramado são debatidas

Alterações do Plano Diretor de Gramado são debatidas

Publicidade

Os principais pontos que devem ser introduzidos no Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI) de Gramado estão sendo discutidos, durante reuniões realizadas nos dias 19 e 20, com a presença de representantes do Executivo, profissionais liberais e membros da CEPA (Consultora de Estudios y Proyectos del Ambiente), no Sindtur/Serra Gaúcha.

O prefeito Fedoca Bertolucci (PDT) compareceu à abertura do evento e ressaltou que o debate é muito importante para o desenvolvimento da cidade.

“Este é um momento decisivo onde a participação de todos os presentes é fundamental. Desejo que tudo que seja abordado aqui traga excelentes frutos para Gramado”, disse.

Para a secretária de Planejamento, Urbanismo. Publicidade e Defesa Civil, Carmem Piazzi, a revisão compreenderá todos os dispositivos do Plano Diretor, desatualizados em relação a outras legislações e contrários as diretrizes urbanísticas da cidade.

“Esta ação é a primeira de muitas que serão feitas. Trata-se da modificação do nosso Plano Diretor com ênfase na nossa paisagem, no que Gramado estava perdendo, que é a valorização dos seus recursos naturais. Tudo vai ser moldado conforme as necessidades da cidade”, explicou.

Ela também destacou que a população terá um papel fundamental nas decisões.

“Depois que os estudos estiverem avançados, faremos audiências públicas para levar para a população. Nada vai ser surpresa, os moradores poderão acompanhar e opinar sobre as mudanças”, afirmou.

Na opinião do presidente do Conselho do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (C-PDDI), José Carlos Silveira, as discussões sobre as alterações do Plano Diretor são fundamentais.

“Este é um momento importantíssimo, porque Gramado cresceu demais, e faltava para nós, uma visão mais ampla e mais profunda que esta equipe veio trazer. Essa conjunção de interesses e de esforços para que nós tenhamos uma cidade melhor, no momento em que o morador da cidade precisa de um carinho especial, é fundamental”, completou.

Um dos aspectos da revisão do PDDI está relacionada à Agenda Estratégica de Desenvolvimento Sustentável (programa de ação no tempo para os próximos 20 anos) e Plano de Mobilidade Urbana (trânsito de veículos, reestruturação viária, transporte público e ciclofaixas, por exemplo).

COMISSÃO

A comissão de representantes do Município e profissionais liberais designada pelo prefeito Fedoca Bertolucci tem atribuições de desenvolver estudos técnicos que compõem a Agenda Estratégica, Plano de Mobilidade Urbana e Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado.

Prefeitura: secretária de Planejamento, Urbanismo, Publicidade e Defesa Civil, Carmem Piazzi, secretária adjunta de Planejamento e Urbanismo, arquiteta Adriane Casagrande e secretário de Trânsito e Mobilidade Urbana, Luiz Quevedo.
Profissionais liberais: arquiteto Jeferson Zatti, engenheiro José Carlos Silveira, engenheiro Victor Ferrari, engenheiro Ricardo Peccin e arquiteto Derson Casagrande.

Em etapa posterior, as propostas de alteração do PDDI serão submetidas ao Conselho do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (C–PDDI) e audiências públicas.

CONSELHO CONSULTIVO DA AGENDA ESTRATÉGICA E PLANO DE MOBILIDADE

Secretaria de Planejamento, Urbanismo, Publicidade e Defesa Civil;
Secretaria Trânsito e Mobilidade Urbana;
Secretaria do Meio Ambiente;
Secretaria de Governança e Desenvolvimento Integrado;
Secretaria de Turismo;
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico;
Secretaria da Cidadania e Assistência Social;
Associação Gramadense dos Arquitetos, Construtores, Engenheiros e Incorporadores Imobiliários;
Convention & Visitors Bureau, Gramado, Canela e Região das Hortênsias;
Movimento Comunitário de Combate à Violência;
Sindicato das Indústrias do Mobiliário da Região das Hortênsias;
Sindicato da Hotelaria, Restaurantes, Bares, Parques, Museus e Similares da Região das Hortênsias;
Sindicato dos Lojistas da Região das Hortênsias;
Visão – Agência de Desenvolvimento;
Conselho de Desenvolvimento Rural;
Conselho Municipal de Transportes e Trânsito;
Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente;
Conselho do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado.

Texto: Bruna Campos e Roque Tomazeli
Fotos: Carlos Borges

Publicidade


Artigos Relacionados
Leia também
GRAMADO - A Polícia Civil prendeu na tarde desta sexta-feira (19/04), no bairro Pristrop, a dupla que praticou um roubo de veículo no dia 06/04/2024, mediante o emprego de arma de fogo. Na ocasião a dupla havia pedido uma...
📍 Coluna esportiva com opinião do jornalista Alexandre Cruz.📌 Assuntos da semana são Novo Ginasio Esportivo de Canela e Dupla Gre-Nal no Brasileirão.👉 A Coluna tem como apoiadores:CANELA MATERIAIS DE CONSTRUÇÃORODRIGO RECH MÓVEIS E DECORAÇÕES...
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.