19.2 C
Canela
quinta-feira, março 28, 2024
spot_img
spot_imgspot_img
InícioPrefeituraAgenda Estratégica e Plano de Mobilidade Urbana de Gramado têm audiência pública...

Agenda Estratégica e Plano de Mobilidade Urbana de Gramado têm audiência pública no Legislativo

Publicidade

A Comissão de Infraestrutura, Turismo, Desenvolvimento e Bem-Estar Social da Câmara Municipal realizou na terça-feira, 22, uma audiência pública para ouvir a população sobre o projeto do Executivo que dispõe sobre a Agenda Estratégica e o Plano de Mobilidade Urbana de Gramado.

O projeto de lei, que dispõe sobre a “Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Sustentável 2018–2040”, foi construído em 2018 com a participação de arquitetos, urbanistas, engenheiros, empresários, estudantes, lideranças comunitárias e políticas, em reuniões e audiências públicas.

A secretária de Planejamento, Urbanismo, Publicidade e Defesa Civil, Carmem Piazzi, e o secretário de Trânsito e Mobilidade Urbana, Luiz Quevedo, representaram o Executivo na audiência pública– cabendo à arquiteta Susiê Ghesla (do Planejamento) a exposição das metas.

Publicidade

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

A criação da Agenda Estratégica tem por missão fornecer um programa de ação no tempo, apresentando estratégias, programas e projetos que possam ser atualizados periodicamente, de acordo com os resultados obtidos em cada ação. Nesse sentido, os setores terão a agenda como um guia e não como um plano rígido.

PLANO DE MOBILIDADE

Segundo os princípios de mobilidade sustentável, o plano pretende promover uma cidade com um território de fácil contato e mobilidade, sistema de rede hierarquizado e ordenado, gerando mais oportunidades e menos conflitos, mobilidade dos pedestres, transporte cicloviário, incentivo ao uso do transporte público e menor do uso do automóvel individual.

ANÁLISE

A Agenda Estratégica e o Plano de Mobilidade Urbana prosseguem em fase de análise nas instâncias do Legislativo, com assessoramento (requisitado) de técnicos do Executivo até a votação pelos vereadores.

Segundo avaliação do presidente da Câmara, vereador Rafael Ronsoni (Progressistas), o projeto é importante e recebeu mais contribuições da comunidade durante o período em que está no Legislativo
– Cabe ao Executivo apreciar as sugestões e incorporar ao projeto as propostas viáveis. Só aguardo a manifestação final, para colocar o projeto de lei em votação ainda este ano – disse o presidente.

O PROJETO NA CÂMARA

O prefeito Fedoca Bertolucci (PDT), a secretária de Planejamento, Urbanismo, Publicidade e Defesa Civil, Carmem Piazzi, e o secretário de Trânsito e Mobilidade Urbana, Luiz Quevedo, entregaram o projeto de lei da Agenda Estratégica e o Plano de Mobilidade Urbana de Gramado para o presidente da Câmara Municipal no dia 17 de junho.

COMISSÃO
A Comissão de Infraestrutura, Turismo, Desenvolvimento e Bem-Estar Social da Câmara Municipal é composta pelos vereadores Professor Daniel (PT), Manu da Costa (Republicanos) e Volnei da Saúde (Progressistas).

Publicidade

Comunidade acompanhou audiência pública Fotos: Roque Tomazeli
Publicidade


Publicidadespot_imgspot_imgspot_img
Artigos Relacionados
Leia também
O destaque foi o lançamento do mais novo curso, o inédito Curso de Mascotes.CANELA - Aconteceu na quarta feira (27), um evento de prestação de contas e apresentação dos resultados, do trabalho desenvolvido no Centro Integrado de Desenvolvimento e...
GRAMADO - Na tarde desta quinta-feira, 28, o Gramadense viaja até o sul do Estado para seu segundo compromisso pelo Gauchão Sub-17. Em Pelotas, o CEG enfrenta a equipe do Progresso, no CT Rubro Negro, a partir das 15...
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.