23.1 C
Canela
terça-feira, abril 23, 2024
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
InícioSaúdeAedes aegypti é tema de capacitação de agentes comunitários e de endemias

Aedes aegypti é tema de capacitação de agentes comunitários e de endemias

Publicidade

Na quarta-feira, 28, ocorreu a capacitação para cerca de 30 agentes comunitários e de endemias, no combate ao mosquito Aedes aegypti, no auditório do Centro Municipal de Saúde. 

Segundo a coordenadora de Vigilância em Saúde, Marina Toniolo, em março deste ano, Gramado chegou a ser considerado infestado de focos e desde então, têm sido feito visitas e capacitações. Em agosto, o Estado mandou uma nota informativa padronizando como devem ser os documentos e a forma de comunicação para o Estado.

Publicidade

Gramado possui nove Unidades de Saúde, sendo quatro com Estratégia de Saúde da Família que contam com 28 Agentes Comunitários de Saúde, que acompanham 3.651 famílias.

Publicidade

Além disso, para o controle do mosquito Aedes aegypti, o Município conta com três agentes de endemias, três estagiárias de biologia e um supervisor de ações que atuam nas demais localidades, visitando os imóveis e orientando a população sobre a importância de manter os cuidados básicos de manutenção, higiene e limpeza do pátio e residência para evitar acúmulo de água em criadouros. 

No último Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), realizado no período de 5 a 16 de agosto, foram visitados 591 imóveis, e nenhum foco foi encontrado. 

CUIDADOS 

Entre as principais medidas de controle contra criadouros estão: tudo que tiver no domicílio que acumule água; caixa de água; ralos; piscinas de plástico; capas em piscinas; geladeiras com área de degelo; reservação de água da chuva; bebedouros de cães e gatos. 

Publicidade


Artigos Relacionados
Leia também
CANELA -  A Terceirona de Futsal de Canela segue tendo como destaque muitos gols e jogos emocionantes. No entanto, na semana passada a competição registrou uma briga generalizada entre atletas das equipes do Boleiros e Águia Futsal. Como prevê...
GRAMADO - Como forma de comemorar os cinco anos desde que foi fundada, a pizzaria O Mestre Gramado prepara uma promoção que vai marcar o dia 26 de abril de 2024. Neste dia, sexta-feira, a pizzaria abrirá ao público...
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.