14.9 C
Canela
quarta-feira, abril 24, 2024
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
InícioPrefeituraAdministração apresenta novo mapa dos bairros de Canela

Administração apresenta novo mapa dos bairros de Canela

Publicidade

A Prefeitura de Canela apresentou esta semana a nova divisão territorial da zona urbana, que passa a ser dividida em 36 bairros. A concepção do novo mapa é fruto de um pedido da agência dos Correios ainda em 2017, que requereu a supressão de algumas localidades – grosso modo, de “bairros que ficavam dentro de outros bairros”, de modo a organizar melhor a cidade para o serviço postal.

A partir dessa necessidade, o Executivo acolheu a proposta e servidores das secretarias de Meio Ambiente, Urbanismo e Mobilidade Urbana e da Fazenda e Desenvolvimento Econômico elaboraram a futura concepção dos territórios e seus limites. Quando o projeto foi à Câmara Municipal, resultou na lei nº 3.982, sancionada em 14 de dezembro de 2017.

O trabalho primou em manter o nome das localidades antigas. Porém, ocorreu a retirada de “vila” como nos bairros Dante, Suzana, Santa Marta e Maggi. Também agora, Saiqui e Caracol passam a integrar a zona urbana – este último que cedeu área para o recente bairro Pinheiro Grosso.

A cidade também ganhou localidades. É o caso do bairro Serrano, que compreende imediações da ruas João Pessoa e Fernando Ferrari e da antiga “Vila” Boeira, que também perdeu o “vila”. Além disso, deu-se à criação dos bairros Jardim Mariana, Hortênsias (parte da ERS-235, até o limite com Gramado); Reserva da Serra e Laje de Pedra, cuja área compreende limites exteriores ao pórtico que marcava a entrada do condomínio. Jardim dos Pinheiros I e II foram suprimidos e fazem parte do bairro Suzana, assim como Bosque Sinosserra e Remanso, novos integrantes do bairro Suíça.

Já o trecho da ERS-235 no sentido São Francisco de Paula compreende vários territórios, mas o Distrito Industrial e o Saiqui são os únicos a contar com área de ambos os lados da rodovia. Já o núcleo habitacional do Distrito agora também é São Rafael, a as não mais existentes vilas Irma e Miná passam a fazer parte do São Lucas. Já o Canelinha incorporou a extinta Vila Wortmann.

Na divisão, o limite entre algumas localidades se dá por detalhe. Um exemplo é a rua Godofredo Raymundo, cuja longa extensão abrange três bairros. Em certa altura da via, é bairro Palace Hotel do lado das residências de números pares; no lados dos números pares, Sesi.

Com as mudanças, é possível que a agência dos Correios em Canela crie novos CEP’s (códigos de endereçamento postal)

O detalhamento dos limites de cada bairro está na lei municipal nº 3.982/2017, neste link no site do Município: “encurtador.com.br/FTW05”, onde consta o mapa.


NOVOS BAIRROS DA ZONA URBANA

Alpes Verdes, Boeira, Bom Jesus, Caçador, Canelinha; Caracol, Celulose, Centro, Dante, Distrito Industrial; Eugênio Ferreira, Hortênsias, Jardim das Fontes, Jardim Mariana, Laje de Pedra; Leodoro de Azevedo, Luiza Corrêa, Maggi, Palace Hotel; Pinheiro Grosso, Quinta da Serra, Rancho Jane, Suíça, Reserva da Serra; Saiqui, Santa Marta, Santa Terezinha, São José, São Lucas; São Luiz, São Rafael, Sequoias, Serrano, Sesi, Suzana e Ulisses de Abreu.

Publicidade


Artigos Relacionados
Leia também
Histórica hospedagem da Serra Gaúcha, o Parador Hampel, é a atração do projeto de Educação Patrimonial que retorna a São Chico em 2024. Documentário estreia em junho e a comunidade pode participar de visitas guiadas na propriedade. SÃO FRANCISCO DE...
CANELA - Nos dias 16 e 17 de abril, a Prefeitura de Canela promoveu uma importante reunião para apresentação dos Programas de Segurança e Saúde Ocupacional (PSSO). O encontro teve como objetivo informar os secretários municipais sobre os programas...
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.