O Festival Internacional Literário de Gramado teve sua abertura oficial na última sexta-feira (02) em uma cerimônia que destacou a grandiosidade e o desejo de vida-longa ao evento.
O prefeito Nestor Tissot destacou a importância do local onde a Secretaria da Cultura está instalada e onde hoje acontece o FiliGram. “Lá atrás, em outra gestão, eu e o vice-prefeito Luia sonhamos com a abertura e a criação da Secretaria da Cultura e depois com a compra desse espaço histórico onde hoje está instalada a Secretaria”, afirmou.
O FiliGram conta com quase três mil metros quadrados de área e ao longo dos 10 dias de programação, terá mais de 150 atividades. “Estamos trazendo novas ideias, debates importantíssimos, assuntos atuais e fundamentais para os dias de hoje. Estamos debatendo a literatura de maneira fácil e leve”, destacou Ricardo.
Além de representantes do executivo municipal, a cerimônia de abertura contou com a presença do secretário da Cultura de Gramado, Ricardo Bertolucci Reginato, da secretária-adjunta da Cultura do estado, Gabriella Meindrad, da juíza Aline Rissato, da filha de Oliveira Silveira, que é o autor homenageado, Naiara Silveira, e dos curadores do evento. Comunidade gramadense e visitantes também acompanharam o momento.
A programação vai até o dia 11 de setembro e pode ser conferida Aqui.