11.1 C
Canela
quinta-feira, abril 25, 2024
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
InícioEventoAberta a exposição de textos do 2° Concurso Literário do Natal Luz,...

Aberta a exposição de textos do 2° Concurso Literário do Natal Luz, na Rua Coberta

Publicidade

Foi aberta na manhã de sábado, dia 6 de novembro, a mostra de crônicas e poesias do 2° Concurso Literário do Natal Luz. A exposição dos 10 textos selecionados ocorreu na Rua Coberta e permanecerá aberta à visitação até o final do evento. Também estão expostos textos relacionados a Gramado de quatro escritores convidados: o gramadense professor Romeo Ernesto Riegel, e os renomados escritores gaúchos Jane Tutikian, Luiz Antônio de Assis Brasil e Alcy Cheuiche, todos com ligação com Gramado e com reconhecimento nacional.

O concurso nacional foi uma iniciativa da AGLA – Academia Gramadense de Letras e Artes e Conselho Municipal de Políticas Culturais, com apoio da Gramadotur, Secretaria de Educação, Secretaria de Cultura e Biblioteca Municipal. Com o tema “Gramado, a Casa do Natal Luz”, teve como objetivo mostrar Gramado não só sob a perspectiva do evento natalino, mas também por outros aspectos que tornam a cidade encantadora em todas as épocas.

Publicidade

A cerimônia de abertura teve as presenças de alguns dos vencedores do concurso, da secretária municipal de Turismo e presidente de Gramadotur, Rosa Helena Pereira Volk, secretário municipal de Cultura, Ricardo Reginato, professor Romeo Ernesto Riegel, representando a AGLA, e a musicista Juliana Sehn, presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Gramado. Rosa Helena destacou que o Natal Luz tem a cultura na sua essência. Lembrou que este ano o concurso teve caráter nacional e sugeriu que no ano que vem ele fosse aberto a autores internacionais. “Parabéns a todos que se envolveram neste belo concurso”, afirmou.

Publicidade

Ricardo Reginato lembrou que cultura e turismo andam juntos. Destacou que a união de todos os segmentos culturais contribui para o fortalecimento desta área no município. Romeo Riegel destacou a união de diversas áreas do município na realização do concurso e frisou a importância de termos uma cidade voltada à cultura.

Autores que têm suas obras expostas no concurso são:

Nacional:

– Anailce Oliveira – “Reascender” – Rio de Janeiro

– Eduardo Caon – “Retorno ao Paraíso” – Rio de Janeiro

– Fernando Rodrigues Silva – “Gramado Encantado” – Porto Alegre

– Márcio Cavalli – “Gramado e a Vocação de Bem-receber na Gênese de sua Gente” – Canela

– Raymundo Dantas – “A Casa do Natal Luz” – Bahia

Estudantes Gramadenses:

– Camilo Landin Cavalcante da Silva – “Natal em Gramado” – Escola Municipal Pedro Zucolotto.

– Valentina Bordin – “A Beleza Além das Luzes” – Colégio Cenecista Visconde de Mauá.

Gramadenses:

– Leila Maria F. P. Dutra – “A Casa que me Acolheu)

– Nicholas Maciel Michel – “Sou Gramado, a Casa do Natal Luz)

– Silvio Rafael L. Warken – “O que faz o Natal)

Márcio Cavalli – “Gramado e a Vocação de Bem-receber na Gênese de sua Gente”
Publicidade


Artigos Relacionados
Leia também
Histórica hospedagem da Serra Gaúcha, o Parador Hampel, é a atração do projeto de Educação Patrimonial que retorna a São Chico em 2024. Documentário estreia em junho e a comunidade pode participar de visitas guiadas na propriedade. SÃO FRANCISCO DE...
CANELA - Nos dias 16 e 17 de abril, a Prefeitura de Canela promoveu uma importante reunião para apresentação dos Programas de Segurança e Saúde Ocupacional (PSSO). O encontro teve como objetivo informar os secretários municipais sobre os programas...
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.