11.7 C
Canela
sexta-feira, abril 19, 2024
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
InícioPrefeitura5ª etapa da revitalização da Av. Borges de Medeiros em Gramado é...

5ª etapa da revitalização da Av. Borges de Medeiros em Gramado é concluída

Publicidade

A 5ª etapa de revitalização da Av. Borges de Medeiros foi concluída no início deste mês de junho. A obra foi executada no trecho entre a Praça Leopoldo Rosenfeld (Rótula das Bandeiras) e a rótula de intercessão com a Rua João Alfredo Schneider.

O prefeito de Gramado, Fedoca Bertolucci, foi acompanhar na tarde desta quarta-feira, dia 17, o resultado da revitalização, junto da secretária de Governança e Desenvolvimento Integrado, Simone Bender, e da secretária de Obras e Serviços Urbanos, Simone Cazu. “Essa 5ª etapa foi extenuante, na medida que tivemos sérios problemas com a 4ª etapa, a qual recebemos como terminada, mas que depois se viu que estávamos longe de concluir. Com recursos próprios, conseguimos encerrar o contrato com a Caixa Econômica Federal, a ponto de se estar na fase de prestação de contas. Por mais um erro de projeto, a Prefeitura instalará o cabeamento do trecho e fará a iluminação dos postes com recursos próprios”, afirma.

Publicidade

A instalação do cabeamento subterrâneo e a retirada dos postes será executada pela RGE. A Prefeitura, no momento, está providenciando os cabeamentos para a iluminação dos postes.

Publicidade

“Mais uma obra importante de revitalização e de infraestrutura turística está sendo concluída. Agradecemos a compreensão de todos, principalmente dos comerciantes e empreendimentos do entorno, que sentiram diariamente os contratempos, mas que agora poderão desfrutar desta bela obra”, afirma a secretária de Governança e Desenvolvimento Integrado, Simone Bender.

Sobre a 5ª etapa

A obra havia iniciado em março de 2018, conforme contrato 202/2017 firmado através de Processo Licitatório de Concorrência, nº 04/2017. Nesta obra foram executados serviços como infraestrutura de rede subterrânea de energia elétrica, iluminação pública e telefonia; recapeamento asfáltico, com execução de novos meios-fios; passeios públicos em basalto (padrão Av. Borges de Medeiros); e urbanização, com postes decorativos, sendo 16 grandes e 31 pequenos, 35 vasos cerâmicos e grelhas para árvores.

O valor de investimento principal tem origem de recurso federal, no valor de R$ 4,5 milhões de reais. A prefeitura de Gramado, em contrapartida, entrou com recursos no valor de R$ 315.325,06 reais.

Resolução de problemas da 4ª etapa

Neste contrato estava prevista a execução dos serviços da 5ª etapa. Porém, durante a execução da 4ª etapa (anterior a esta), uma caixa de energia subterrânea localizada próxima ao limite entre a 4ª e 5ª etapa não foi executada. Dessa forma, foi necessário adicionar no contrato serviços para a ligação da rede de energia subterrânea entre a 4ª e 5ª etapa, de modo a permitir a funcionalidade da obra. Sobre o motivo pelo qual os postes da 4ª etapa ainda não foram retirados, conforme a secretária Simone Bender, o município de Gramado recebeu nos anos de 2014, 2015 e 2016 diversas notificações da RGE através dos relatórios de inspeção, solicitando que as não conformidades da obra civil fossem sanadas antes da pavimentação, pois o projeto executado estava em desacordo com o aprovado pela RGE. “Lamentavelmente não foram tomadas as providências necessárias pela gestão anterior, o que hoje acarretaria em abrir novamente a via para fazer os consertos”, comenta Simone.  

Publicidade


Artigos Relacionados
Leia também
CANELA - Nos últimos 45 dias, a Brocker Turismo tem liderado uma série de iniciativas comerciais para fomentar o turismo em Gramado e Canela, promovendo a Serra Gaúcha. "Estamos comprometidos em fortalecer ainda mais nossa região como um dos...
CANELA - A Secretaria de Meio Ambiente informa à população que a empresa responsável pelo recolhimento de resíduos verdes, em pequena quantidade, retomou seus serviços de retirada do material das ruas hoje (18.4).É importante salientar que para facilitar o...
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.