Dia conta com exibição do premiado e inédito ‘O Último Azul’, de Gabriel Mascaro |
GRAMADO | Após dois dias dedicados às produções estudantis — com a 1ª Mostra Nacional de Cinema Estudantil Educavídeo, na quarta-feira (13), e a Mostra Educavídeo, na quinta-feira (14) —, o 53º Festival de Cinema de Gramado celebra hoje, 15 de agosto, sua abertura oficial no Palácio dos Festivais. A programação começa pela manhã e se estende até a aguardada sessão de gala, que inclui homenagem a Rodrigo Santoro e exibição do filme ‘O Último Azul’, de Gabriel Mascaro.
Às 8h30, o Palácio dos Festivais recebeu a Sessão Infantil com a première mundial da série ‘Comer, Beber e Aprender’ e entrada franca. Híbrida de live action, animação e documentário, a produção acompanha a curiosa Helena (Helenna Fernandes) explorando receitas e tradições culinárias no Vale do Capão (BA).
A partir das 16h, o tapete vermelho recebe o público e convidados para a cerimônia de abertura, com presença de autoridades e a tradicional apresentação da Orquestra Sinfônica de Gramado. A partir das 18h, o Festival presta homenagem a Rodrigo Santoro, que recebe o Troféu Kikito de Cristal em reconhecimento à trajetória de destaque do ator no cinema brasileiro e internacional. Antes da entrada no Palácio do Festival, o ator eternizará as suas mãos na Calçada da Fama de Gramado. Em agosto, Santoro completa 50 anos e celebra mais de três décadas de carreira, marcada por trabalhos memoráveis em produções como ‘Bicho de Sete Cabeças’, ‘Abril Despedaçado’, ‘300’, ‘Simplesmente Amor’ e ‘Che’, além das séries ‘Lost’ e ‘Westworld’. O homenageado construiu uma trajetória que transita com naturalidade entre Hollywood e o Brasil, levando o cinema nacional a novas plateias e se firmando como um dos intérpretes mais versáteis de sua geração.
A homenagem será seguida pela exibição de ‘O Último Azul’, longa dirigido por Gabriel Mascaro e estrelado por Denise Weinberg, Rodrigo Santoro, Adanilo e Miriam Socarrás. Para marcar a noite de estreia nacional do filme no Brasil, o emblemático tapete vermelho de Gramado terá sua cor substituída pelo azul. Vencedor do Urso de Prata no Festival de Berlim deste ano, o longa também conquistou o Prêmio do Júri Ecumênico e o troféu de Melhor Filme Ibero-americano de Ficção no Festival Internacional de Cine en Guadalajara, onde Weinberg recebeu o prêmio de melhor interpretação. Situado na Amazônia, o longa apresenta um Brasil quase distópico, em que o governo transfere idosos para uma colônia habitacional para “desfrutar” seus últimos anos. A narrativa acompanha Tereza (Weinberg), uma mulher de 77 anos que decide embarcar em uma última jornada antes do exílio compulsório, contando com a presença de Santoro em um papel central. Poético e político, o filme reflete sobre resistência, envelhecimento e laços humanos, em uma viagem que atravessa os rios da região.
Representando o longa-metragem, passam hoje pelo tapete: Gabriel Mascaro, diretor; Rodrigo Santoro, ator; Denise Weinberg, atriz; Sandino Saravia Vinay, produtor; Adanilo, ator; Paulo Serpa, produtor executivo; Reginaldo Tyson, maquinista-chefe; Rosa Malagueta, atriz; Alice Ermelindo, atriz; Wallace Abreu, ator; Rachel Daisy Ellis, produtora; e equipe.
Além disso, a partir de hoje está disponível no site oficial do evento a Mostra Sedac de Cinema Acessível, apresentada pelo Iecine-RS e que segue no ar até o encerramento do festival, em 23 de agosto. A seleção reúne três longas com recursos de audiodescrição, legendagem e Libras, reforçando o compromisso do festival com a democratização do acesso ao cinema. São histórias diversas e potentes: ‘O Mercado de Notícias’, de Jorge Furtado, propõe uma reflexão sobre ética no jornalismo e a importância da informação de qualidade; ‘Memórias de um Esclerosado’, de Thais Fernandes e Rafael Corrêa, mescla documentário e ficção para narrar, com sensibilidade e humor, o cotidiano de um cartunista que vive com esclerose múltipla; e ‘Chama a Bebel’, de Paulo Nascimento, apresenta ao público adolescente uma trama sobre inclusão, respeito às diferenças, proteção ambiental e combate ao bullying.
MOSTRA EDUCAVÍDEO
Na programação de quarta e quinta-feira, estudantes da rede municipal de Gramado e de diversos pontos do Brasil viveram a emoção de ver seus filmes projetados na icônica tela do Palácio dos Festivais. Além da já tradicional Mostra Educavídeo, com a exibição dos projetos audiovisuais idealizados por estudantes da rede municipal de ensino de Gramado, o Festival de Cinema incorporou este ano à programação a 1ª Mostra Nacional de Cinema Estudantil Educavídeo, contemplando produções de alunos matriculados em escolas de diferentes pontos do Brasil. Em ambas as noites, os filmes exibidos também tiveram direito a noite de premiação, inaugurando, assim, a lista dos primeiros vencedores do 53º Festival de Cinema de Gramado, conforme lista abaixo:
1ª MOSTRA NACIONAL DE CINEMA ESTUDANTIL – ENSINO FUNDAMENTAL
Melhor curta – Júri Técnico: ‘Cicatrizes Invisíveis’
Melhor direção: ‘A Noite de Halloween’
Melhor atriz: Eduarda Vitória (‘A Garota do Banheiro’)
Melhor ator: João dos Santos (‘Funk do Pote’)
Melhor roteiro: ‘Cicatrizes Invisíveis’
Melhor direção de fotografia: ‘Capim Napier’
Melhor direção de arte: ‘A Invasão’
Melhor som: ‘Capim Napier’
Melhor edição: ‘Funk do Pote’
1ª MOSTRA NACIONAL DE CINEMA ESTUDANTIL – ENSINO MÉDIO
Melhor curta – Júri Técnico: ‘Memórias Fragmentadas’
Melhor direção: ‘Amigos/Amores de Infância’
Melhor atriz: Lívia Cristina Beck Piber (‘Memórias Fragmentadas’)
Melhor ator: Vitor Hugo Brito (‘Um Certo Capitão Rodrigo’)
Melhor roteiro: ‘E Se…’
Melhor direção de fotografia: ‘Memórias Fragmentadas’
Melhor direção de arte: ‘Neuroexplorador’
Melhor som: ‘Cega Pela Ilusão’
Melhor edição: ‘Pronta-Entrega’
1ª MOSTRA NACIONAL DE CINEMA ESTUDANTIL – CATEGORIA GERAL
Melhor curta – Júri Popular (Fundamental e Médio): ‘Um Certo Capitão Rodrigo’
Participaram do júri responsável pela escolha dos vencedores da 1ª Mostra Nacional de Cinema Estudantil Educavídeo: Fernanda Moro, cineasta, roteirista e escritora; Amanda Menger, professora da rede municipal; e Vitória Lauterbach, cineasta e produtora audiovisual.
MOSTRA EDUCAVÍDEO
Melhor curta – Júri Técnico: ‘O Olhar da Inspiração’
Melhor curta – Júri Popular: ‘Selene’
Melhor direção: Vitória Ecker Boebel (‘A Quarta Parede’)
Melhor atriz: Karen Müller (‘Selene’)
Melhor ator: Bernardo Vinícius Freitas Amaral (‘O Olhar da Inspiração’)
Melhor fotografia: ‘O Olhar da Inspiração’
Melhor roteiro: ‘Selene’
Melhor direção de arte: ‘O Olhar da Inspiração’
Participaram do júri responsável pela escolha dos vencedores da Mostra Educavídeo: Ally Collaço, professora e pesquisadora de cinema; Gustavo Spolidoro, cineasta e homenageado com o Prêmio Iecine Legado no Festival deste ano; Bruna Provenzano, jornalista e especialista em Educação; Fábio Fantauzzi, diretor de fotografia e cinegrafista de risco; Neu Ribeiro, professora da rede e ex-aluna do NPD do Educavídeo; Cristiano Silveira, professor da rede municipal; Alex Müller, vice-diretor e professor da rede municipal; e Ike Koetz, presidente da Câmara de Vereadores de Gramado; e Denise Foss, uma das idealizadoras do Educavídeo.
Há 13 anos ensinando a linguagem audiovisual para estudantes de 7º ao 9º ano da rede pública municipal de Ensino Fundamental e 1º ao 3º ano da rede pública estadual de Ensino Médio, o Educavídeo ganhará novo investimento da Prefeitura de Gramado para que também passe a ter uma sede oficial no município. “Nossas crianças e alunos estão bem acompanhados e equipados aqui na rede municipal de Gramado. É um dos pilares da nossa administração. Estendemos esse investimento ao Educavídeo porque vocês merecem. Será uma sede arejada, bonita e moderna para que possam avançar nas belas produções que já têm sido apresentadas ao longo dos anos”, comentou o prefeito de Gramado, Nestor Tissot, na noite da última quinta-feira (14), durante a sessão da Mostra Educavídeo.
Serviço
Mostra Sedac de Cinema Acessível
Data: 15 de agosto
Horário: 8h30
Local: Palácio dos Festivais
Filmes: ‘O Mercado de Notícias’, ‘Memórias de um Esclerosado’ e ‘Chama a Bebel’
Sessão Infantil 1
Data: 15 de agosto
Horário: 8h30
Local: Palácio dos Festivais
Filme: ‘Comer, Beber e Aprender’ (première mundial)
Entrada franca
Cerimônia de abertura e homenagem a Rodrigo Santoro
Data: 15 de agosto
Horário: 17h (tapete vermelho) / 18h (cerimônia e filme)
Local: Palácio dos Festivais
Filme: ‘O Último Azul’