CANELA | Depois de 81 dias de programação – que envolveu apresentações artísticas e culturais em dois palcos, feira de artesanato, 12 desfiles de natal, 17 espetáculos em que o Papai Noel desceu de rapel das torres da Catedral de Pedra e uma agenda com mais de 250 atrações totalmente gratuitas ao público -, e de receber mais de 2 milhões de visitantes, Canela se despede do 38º Sonho de Natal neste domingo, dia 18. No último final de semana, os visitantes ainda podem conferir a decoração da cidade e também a feira de artesanato da Aldeia do Sonho e as delícias comercializadas nos fornos da Praça João Corrêa.
O final da temporada natalina de 2025 representa a conclusão de uma das maiores edições do Sonho de Natal que Canela já realizou. A Secretaria de Turismo e Cultura destaca que entre os principais diferenciais do evento deste ano está a diversidade de atrações oferecidas na programação (mais de 50 apresentações realizadas no Multipalco e acima de 110 no coreto), além das novidades trazidas, como a instalação da Aldeia do Sonho na rua Serafim Dias. “Esse espaço da cidade era subutilizado durante outros eventos e, agora, ganhou um novo uso, sendo totalmente aprovado pela comunidade e pelos visitantes”, afirma o diretor de Eventos, Joe Cardoso.
Valorização dos artistas canelenses
A valorização de Canela como território criativo foi mais uma aposta certeira do Sonho de Natal de 2025. De acordo com levantamento da Secretaria de Turismo, mais de 70% das atrações contratadas para se apresentarem eram de artistas da cidade. Na Aldeia do Sonho, pelo menos 80% das atrações do coreto eram locais, assim como 100% dos artesãos que participaram da feira de artesanato são de Canela. E, os atores envolvidos no espetáculo “Contos da Catedral: o segredo do Velho Noel”, assim como os artistas que integraram o elenco do desfile de Natal “O livro mágico de receitas do Papai Noel”, também eram, em grande maioria, canelenses.
“Canela é um celeiro de artistas e quisemos trazer isso nos eventos deste ano. Como ficou demonstrado, essa decisão foi bastante acertada, e iremos manter, valorizando cada vez mais o que é nosso, o que é da cidade”, reforça o secretário de Turismo, Athos Cunha.
Confira os horários das atrações do último final de semana
-Sexta-feira e sábado
Dia e noite – Decoração Urbana nas principais ruas da cidade
9h às 19h – Fornos de Canela – Praça João Corrêa (Praça do Sonho)
10h às 22h – Aldeia do Sonho – Feira de Artesanato
-Domingo
Dia e noite – Decoração Urbana nas principais ruas da cidade
9h às 19h – Fornos de Canela – Praça João Corrêa (Praça do Sonho)
10h às 20h – Aldeia do Sonho – Feira de Artesanato
Evento até 18 de janeiro
O 38º Sonho de Natal de Canela segue com programação totalmente gratuita até o dia 18 de janeiro. O evento é apresentado por Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura e Prefeitura de Canela. Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet. Patrocínio: Havan e Governo do Estado do Rio Grande do Sul – O futuro nos une. Colaboração: Farmácias São João, Sulgás, Space Adventure e Sicredi Pioneira. Parceria: Alpen Park, Cooperativa de Crédito Cresol, Cervejaria Farol, Cervejaria Viking Bier, Corsan, Tintas Coral – Outlet das Tintas, Parque Bondinhos Canela, Parque Terra Mágica Florybal, Pompéia Pryme, Roda Canela e Skyglass. Apoio Especial: Parque do Caracol. Apoio Institucional: Associação Comercial Industrial de Canela – ACIC. Agente Cultural: AM Produções. Financiamento: Pró-Cultura | Secretaria da Cultura RS Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: Prefeitura de Canela, Ministério da Cultura e Governo Federal – Brasil, do lado do povo brasileiro. Acesse a programação completa no site sonhodenatal.com.br.
Texto: Adriana Rabassa/Prefeitura de Canela



















