REGIÃO | A 2ª Delegacia de Polícia Regional do Interior, com sede em Gramado, foi destaque no número de prisões realizadas no último trimestre de 2024. A regional abrange as cidades de Gramado, Canela, Nova Petrópolis, São Francisco de Paula, Cambará do Sul, Picada Café, Três Coroas, Igrejinha, Taquara, Rolante e Riozinho, com gestão administrativa e operacional de 13 Órgãos Policiais (10 Delegacias de Polícia, 2ª Delegacias de Polícia de Pronto Atendimento e 1 Posto Policial para Mulher). No recorte dos últimos três meses do ano, a 2ª Região Policial ficou nas primeiras posições, dentre as 29 Regionais do Interior, em número de prisões realizadas, com 111 até o dia 31 de dezembro.
Conforme o Delegado Regional, Gustavo Celiberto Barcellos, o resultado é fruto do trabalho competente e dedicado dos Delegados de Polícia e Agentes Policiais dos Órgãos que compõem a Região, que contam com o apoio logístico, operacional e de inteligência policial do efetivo da Delegacia Regional nas ações e operações desenvolvidas. Ainda segundo o Delegado Gustavo, as equipes das DPs são abnegadas no desenvolvimento das investigações, produzindo provas robustas e qualificadas, possibilitando a responsabilidade penal daqueles que cometem crime, o que traz efetiva segurança à sociedade.
DP DE CANELA FICA ENTRE AS MELHORES COLOCADAS EM NÚMERO DE PRISÕES NO INTERIOR
A DP/Canela se destacou no recorte dos últimos meses do ano, alcançando lugar de destaque em número de prisões realizadas, dentre todas as Delegacias do Interior, evidenciando o trabalho de repressão qualificada realizado diariamente pelo Órgão Policial.
METODOLOGIA APLICADA E INTEGRAÇÃO
O Delegado Gustavo ressalta que os números se referem apenas às prisões efetivamente realizadas, ou seja, pessoas que foram recolhidas ao sistema prisional ou pagaram fiança para não serem recolhidas. Não são contabilizaras abordagens, encaminhamentos de suspeitos à Delegacia e/ou que geram termo circunstanciado, o que levaria a um número muitas vezes maior.
Também ressalta que os resultados são fruto da integração com os demais Órgãos de Segurança Pública, com ações e operações integradas, bem como do comprometimento e presteza do Ministério Público e do Poder Judiciário na análise e deferimento das medidas judiciais no âmbito das investigações. Ainda destacou o fundamental suporte da Chefia de Polícia e da Direção do Departamento de Polícia do Interior, com apoio permanente às demandas da Região.