Temporais e calor no Rio Grande do Sul no fim de semana

0
160
Publicidade

O mês de junho de 2019 termina com grande contraste de umidade e de temperatura no Sul do Brasil. O Rio Grande do Sul sente as mudanças no tempo e a volta de temporais por causa da organização de uma nova frente fria. Uma forte massa de ar seco vai dificultar a expansão das nuvens carregadas por quase todo o fim de semana, mas no domingo, 30 de junho, a chuva as pancadas de chuva poderão ocorrer nos três estados. 

Nova frente fria

Uma forte queda da pressão atmosférica começou a ocorrer na sexta-feira, 28 de junho, entre a Argentina, a Bolívia e o Paraguai, estimulando a formação de áreas de instabilidade sobre o Rio Grande do Sul, que voltou a ter chuva e raios

Publicidade

No sábado, 29 de junho, uma frente fria se organiza entre o Brasil, o Uruguai, a Argentina e o Paraguai, associada com um ciclone extratropical. 

Na manhã do domingo, 30, esta frente fria já estará formada e com um ciclone extratropical entre o litoral do Rio Grande do Sul e do Uruguai.

Com o predomínio do tempo chuvoso, a temperatura fica amena o dia todo. Atenção para ventos fortes durante todo o fim de semana, com rajadas de 60 km/h a 80 km/h.

A instabilidade no Rio Grande do Sul só vai diminuir, primeiro pela fronteira com o Uruguai, durante a segunda-feira quando o ar frio de origem polar começar a entrar forte sobre o estado.

Durante o domingo, 30 de junho, as áreas de instabilidade da frente fria que se organiza entre o Brasil, o Paraguai, a Argentina e o Uruguai se espalham sobre o Sul do Brasil. 

Frio intenso e temporais são esperados para o Sul do Brasil entre a segunda, 1 de junho, e a quarta-feira, 3 de julho.